cartao saude 29-05-2014 site

Nesta semana, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou um Ofício ao Prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli, sugerindo a criação do Cartão Saúde aos pacientes que se utilizam do sistema de saúde de nossa cidade.

No documento, que também foi encaminhado à Secretária da Saúde, Drª Cláudia Meirelles, o Representante do Poder Legislativo Saltense informa que esse sistema já é utilizado em diversas cidades do Estado de São Paulo, contendo o nome, a data de nascimento, o número do cartão, além das classificações como: adulto, infantil e preferencial. Os dados do paciente deverão ser associados ao cartão SUS e todo atendimento recebido pelo usuário do Sistema Único de Saúde, em qualquer unidade do município seria registrado em um cadastro único: consultas médicas, exames, medicamentos retirados nas farmácias dos postos, vacinas, entre outros.

“A proposta é ter o prontuário online de todos os pacientes, acessível de qualquer posto de saúde, com mais segurança e agilidade no atendimento, contribuindo para a diminuição da fila por consultas na rede básica de saúde. O principal objetivo é oferecer mais agilidade no serviço público de saúde e com certeza trará bons resultados para todos”, informou o Vereador.

Edemilson também enfatiza que com este controle, a Secretaria da Saúde poderá fazer o acompanhamento dos fluxos assistenciais, racionalização do uso de materiais e medicamentos, estoque, otimização dos recursos humanos, eliminando o risco de liberar exames em duplicidade ou medicamentos sem o paciente necessitar, entre outros.