solene mulher 19-03-2014 site

A Câmara da Estância Turística de Salto realizou na noite desta terça-feira, dia 18 de março, uma Sessão Solene em comemoração a Dia Internacional da Mulher.

A homenageada neste ano foi Helena Zulmira Telha Betiol – Bila, que foi selecionada pela Mesa Diretora do Poder Legislativo Saltense, para representar as mulheres de nossa cidade.

O evento contou com a presença do de Salto, Juvenil Cirelli, da Secretária da Ação Social e da Cidadania, Lucilia Barbosa Damaceno e do Secretário de Cultura e Turismo, Marcos Pardim.

Nascida na cidade de Salto, Bila é filha de André Telha e Antonia Schiavon Telha e tem nove irmãos. Dos onze aos doze anos trabalhou na casa de Marina Castelani, e dos doze aos quatorze anos na indústria de Jácomo Galafassi. Até se aposentar, como encarregada do controle de qualidade na Brasital e Santista, foram ao todo 35 anos de serviço. Bila também trabalhou na São Vicente juntamente com Dona Inês Dalla Vecchia, fazendo sopa para as crianças. Também atuou na pastoral da moradia na construção de casas e foi Diretora e presidente do Grupo Saltense da Melhor Idade. A homenageada foi vice-presidente da Associação dos Aposentados, onde ajudou na construção do prédio da entidade. No primeiro Conselho Municipal da Pessoa Idosa, foi vice do presidente Enio Padovani, onde permaneceu como conselheira e palestrante, sendo hoje a atual presidente.