Audiencia-publica-sorocaba-RMS

Os Vereadores de Salto participaram, na noite da última segunda-feira, dia 17 de março, da Audiência Pública que discutiu a criação da Região Metropolitana de Sorocaba. A audiência foi realizada na Câmara Municipal de Sorocaba e contou com a presença dos seguintes Vereadores: o Presidente Divaldo Aparecido dos Santos – Garotinho, Willhes Gomes da Silva – 1º Secretário, Roberto Natalino Silveira – 2º Secretário, Agnaldo Ribeiro Soares – Guina, Antonio Cordeiro dos Santos, Edemilson Pereira dos Santos, Ezequiel de Souza Damasceno - Kiel, João Leite Ramalho, José Solano de Oliveira – Zezinho Cabeleireiro, Luzia Vidal e Vanderlei Elcio Silva – Lobinho; além do Prefeito Juvenil Cirelli e de Secretários Municipais, técnicos da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), além dos Prefeitos e Vereadores dos 26 municípios inclusos no Projeto da Região Metropolitana de Sorocaba.

A cidade de Salto foi a que contou com o maior número de autoridades municipais.

A condução da audiência foi realizada pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Samuel Moreira. Durante a audiência foram apresentados pontos do projeto e a população e autoridades puderam participar com perguntas e sugestões. O Presidente do Poder Legislativo de Salto, Garotinho questionou sobre como será formado o conselho deliberativo da região metropolitana. Ainda, durante a audiência, o Representante do Governo do Estado, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano em exercício do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, informou que umas das melhorias previstas com a implantação da RMS é o desenvolvimento de um planejamento estratégico da segurança pública regional, assim como do transporte viário.

A RMS será formada por 26 municípios, dentre eles a cidade de Salto, que juntos possuem um Produto Interno Bruto – PIB, de aproximadamente R$ 43 bilhões. O Projeto de Lei é de autoria do Governo do Estado e ainda deverá ser votado na Assembleia Legislativa.