reuniao sdett vereadores 1

Salto, 18 de abril de 2022

Os vereadores da Câmara de Salto e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Wanderley Rigolin estiveram reunidos, em atendimento ao Requerimento nº 84/2022.

O encontro aconteceu na quinta-feira, dia 14, com a presença dos vereadores: Cícero Landim, Edival Pereira Rosa “Preto”, Daniel Bertani, Fabio Jorge, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Gideon Tavares, Alessandro Dernival da Silva, Henrique Balseiros e Vinícius Saudino de Moraes; e do chefe de gabinete João Carlos Milioni.

O secretário iniciou a apresentação falando das ações realizadas por sua pasta, enfatizando os atendimentos nos setores instalados no Atende Fácil - PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador), Bando do Povo, Sala do Empreendedor e PROCON.

No setor de Turismo, destacou o monitoramento do fluxo de turistas, manutenção, limpeza e conservação dos pontos turísticos. Com previsão de reforma e ampliação do Circuito Turístico de Salto, participação mais efetiva nas ações do Roteiro dos Bandeirantes, incentivo aos empreendimentos de cunho gastronômico, formatação de novo calendário de eventos que apresente potencial atrativo e gere aumento de recursos na economia local, participação em feiras, exposições e eventos turísticos, entre outros.

reuniao sdett vereadores 3

Com relação ao setor de Desenvolvimento Econômico, foi apontada a expectativa de conseguir a ampliação do quadro de servidores, além de grupo de estudos regionais de mercado, efetivação de parcerias para obtenção de cursos de capacitação, mencionando que o setor fez dezenas de reuniões com empresários e também busca a integração de parceria com municípios vizinhos.Na oportunidade, o secretário ressaltou que está sendo feito o aprimoramento de uma lei de benefícios fiscais, visando criar dispositivos legais que possibilitem alavancar a procura de investimentos de novas instalações fabris e expansão daquelas já instaladas em Salto.

A capacitação da mão de obra dos saltenses foi um dos assuntos abordados. A Prefeitura oferece, em parceria com SENAI, SEBRAE, SENAC e programa Via Rápida Emprego, uma extensa grade de cursos técnicos que contribuem no aprimoramento profissional dos munícipes.

Sobre as verbas dos convênios firmados por meio do DADETUR, o secretário Wanderley salientou que todos os projetos estão em fase licitatória e deverão iniciar as obras assim que os trâmites burocráticos desta etapa forem concluídos – englobando a Rua da Barra, Complexo Turístico da Cachoeira, Calçada da Fama, Jardim Tropical, Ponte Pênsil, Ilha dos Amores, Memorial do Tietê, Parque Rocha Moutonneé e Espaço Anselmo Duarte.

reuniao sdett vereadores 2

Após a apresentação, os vereadores também fizeram diversos questionamentos – tratando das reformas nos pontos turísticos, criação de um Centro Industrial, contratação de novos servidores por concurso público e atração de novas indústrias – os quais foram devidamente respondidos pelo secretário.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3Mc9Ie3

Facebook: https://bit.ly/3rufNL9