reuniao vereadores defesa social 2

Salto, 06 de abril de 2022

Na terça-feira, dia 05, os vereadores da Câmara de Salto e o secretário de Defesa Social, Antônio Ruy Neto, estiveram reunidos em atendimento ao Requerimento nº 68/2022, de autoria do vereador Henrique Balseiros Chamosa Neto.

O primeiro tema abordado tratou das ocorrências em 2021, as quais totalizaram mais de cinco mil registros - como averiguações, violência doméstica, desacato, captura de procurado, entre outros. Com a prisão de 162 homens e 18 mulheres.

A segurança das escolas também esteve na pauta da reunião. O secretário explicou que está ocorrendo processo licitatório para a aquisição de quatro motocicletas exclusivas para a ronda escolar, com recurso proveniente de emendas impositivas dos vereadores.

reuniao vereadores defesa social 5

Para esclarecer a respeito da estrutura da Guarda Civil Municipal, foi ressaltado que o efetivo conta com 135 guardas. A GCM possui 19 viaturas locadas e cinco veículos próprios. E, que está em andamento o processo para a construção de uma nova sede, já tendo iniciado a fase de sondagem de solo, topografia, e posteriormente será contratada empresa para realizar o projeto executivo.

Na ocasião, o secretário enfatizou que está reestruturando, dentro da legalidade, os setores da GCM, Defesa Civil, trânsito, junta militar e fiscalização, com objetivo de proporcionar o melhor atendimento à população. Além da realização de concurso público, estão previstas ações como a compra de armamentos para a GCM, troca de viaturas, implantação de rede-rádio digital e do projeto Guardiã Maria da Penha.

Os vereadores aproveitaram a oportunidade para perguntar sobre os horários de ônibus. Com a pandemia da Covid-19, o secretário disse que houve uma diminuição significativa no número de passageiros e consequente redução dos ônibus circulando pelos bairros, mas que estão fazendo ajustes para atender a demanda, principalmente nos horários de pico.

reuniao vereadores defesa social 3

reuniao vereadores defesa social 1

Com relação à alimentação servida aos GCMs, foi pontuado que será feita licitação para contratar nova empresa fornecedora das marmitas. Contudo, está sendo analisada a possibilidade de ser implementado um cartão-refeição.

Por fim, o secretário ainda apontou a importância da união das forças de segurança, mencionando operações conjuntas e que mantém bom relacionamento com os delegados de Salto e o comando da Polícia Militar.

Participaram da reunião os vereadores: Cícero Landim, Edival Pereira Rosa “Preto”, Fabio Jorge, Alessandro Dernival da Silva, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Henrique Balseiros e Vinícius Saudino de Moraes. Também estiveram presentes: o chefe de gabinete José Roberto Maia; o inspetor chefe da GCM, Adão Cândido; e os guardas municipais Júlio César Marchioni, Adalcines Maximino e Luciane Aparecida de Quadros.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3uabyWB