reuniao vereadores secretario saude site

Salto, 05 de abril de 2022

Na sexta-feira, dia 1º, os vereadores da Câmara de Salto e o secretário de Saúde, Márcio Conrado, estiveram reunidos em atendimento ao Requerimento nº 66/2022, tratando de diversos assuntos.

Inicialmente, foram apresentados os trâmites e prazos referentes à contratação da Organização Social que vai administrar o Hospital Municipal – com os requisitos básicos para qualificação; a publicação do edital e recursos para o pagamento do objeto do contrato de gestão (englobando Hospital, AME e Ala Covid), sendo total mensal de R$ 6.521.606,35. A abertura dos envelopes de habilitação, proposta técnica e econômica das entidades qualificadas está marcada para acontecer no dia 12 de abril.

Vale ressaltar que, após contratação emergencial, a partir do dia 04 de abril o Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat passa a ser administrado pelo IGATS (Instituto de Gestão, Administração e Treinamento em Saúde), de Ibiúna, pelo período de dois meses (até que seja contratada a nova OS, a qual vai assumir a gestão pelo prazo de 12 meses, com possibilidade de ser prorrogado por mais quatro anos).

Dentre as ações futuras, o secretário anunciou a construção do Complexo Farmacêutico e reforma no centro obstétrico, salas de pré-parto e berçário do hospital. E, com relação às emendas impositivas que os vereadores destinaram à Saúde, foi dito que estão em fase de tramitação interna para orçamentos e pareceres. Na oportunidade, destacou-se a aquisição de um ônibus para transporte de pacientes oncológicos, com recurso proveniente da devolução do duodécimo feito pelo Poder Legislativo aos cofres da Prefeitura de Salto.

O Programa Saúde da Família foi abordado na reunião, explicando-se que os médicos que integram as equipes de Saúde e Estratégia da Família são encaminhados e custeados pelo Governo Federal. O secretário reforçou que, em dezembro de 2021, foram solicitados mais três médicos ao programa Mais Médicos e aguarda aprovação e encaminhamento dos profissionais.

reuniao vereadores secretario saude 2

reuniao vereadores secretario saude 7

Em resposta a mais uma pergunta constante no Requerimento, apontou as ações realizadas pelo setor de Zoonoses neste ano – com castrações, resgate de animais e doses de vacinas aplicadas em cães e gatos. E, ainda as campanhas feitas em 2021, como o Julho Amarelo (com testes para hepatites virais, HIV e sífilis); Outubro Rosa (realização de mamografias e palestras de conscientização) e Novembro Azul (palestras sobre saúde do homem e intensificação de coletas de PSA).

Na ocasião, os vereadores também fizeram questionamentos relacionados a demandas de exames e cirurgias, pagamentos de funcionários, manutenção das clínicas, entre outros assuntos respondidos pelo secretário Márcio Conrado, o qual aproveitou para avisar que o Serviço de Atendimento ao Usuário, em breve, funcionará em sistema de 24 horas; e que pretende adquirir um software de gestão, visando melhorar o setor de Saúde.

A reunião foi conduzida pelo presidente Cícero Landim, e contou com a presença dos vereadores Edival Pereira Rosa “Preto”, Daniel Bertani, Fabio Jorge, Antônio Cordeiro dos Santos, Alessandro Dernival da Silva, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Henrique Balseiros, Vinícius Saudino de Moraes e Gideon Tavares.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3uQebvX

Facebook: https://bit.ly/3NFHBpn