reuniao instituto zoom 1

Salto, 31 de março de 2022

Representantes do Instituto Zoom estiveram reunidas com os vereadores da Câmara de Salto na quarta-feira, dia 30. O encontro, organizado pelo gabinete do vereador Daniel Fraga Moreira Bertani, teve como objetivo comemorar o Dia Municipal do Orgulho Autista (celebrado no dia 2 de abril, conforme Lei nº 3.785, de 23 de setembro de 2019) e discutir sobre os projetos de lei a respeito do autismo que estão tramitando na Casa de Leis – todos eles de autoria do vereador Vinícius Saudino de Moraes –, a saber:

- PL nº 30/2022 (que dispõe sobre a obrigatoriedade da aplicação do questionário M-CHAT nas Unidades Básicas de Saúde – UBS da Estância Turística de Salto);

- PL nº 31/2022 (que institui o Cadastro Municipal de Autistas);

- PL nº 33/2022 (que concede o direito às pessoas que transportam passageiros com o Transtorno de Espectro Autista (TEA) o direito de utilizar as vagas reservadas para os deficientes).

Saiba mais sobre os projetos: http://camarasalto.sp.gov.br/proposituras-dos-vereadores/

reuniao instituto zoom 2

Representando o Instituto Zoom, compareceram a diretora geral Adriana de Fátima Sala, a psicóloga e diretora clínica Walkiria Marqueti Rocha Medeiros e a assistente social Tatyane Araújo dos Santos, as quais fizeram uma apresentação abordando como o TEA se reflete na comunicação e linguagem, bem como no comportamento e na interação social e sensorial dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.

Elas também explicaram como identificar, em bebês e em crianças, os sinais de autismo; falaram sobre as categorias do TEA conforme a Classificação Internacional de Doenças da OMS (CID-11), os níveis de intensidade do autismo (leve, moderado e severo) e as pesquisas científicas relacionadas ao assunto, destacando que o autismo é um transtorno neurobiológico de origem genética que não tem cura e que ninguém se torna autista após o nascimento, por um componente ambiental externo.

Durante a reunião, também foi falado sobre os vários instrumentos de avaliação existentes para determinar as escalas de autismo em cada faixa etária e o impacto do diagnostico na família, além dos tipos de tratamentos e intervenções, envolvendo as áreas de psiquiatria, neuropediatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, neuropsicologia, psicopedagogia, musicoterapia, equoterapia etc.

As representantes do Instituto Zoom também explicaram que a entidade pratica a abordagem interacionista multidisciplinar contextualizada no trabalho com os autistas, envolvendo a terapia ocupacional, a fonoaudiologia, a psicologia, a nutrição, a fisioterapia, o serviço social e a psiquiatria.

reuniao instituto zoom 3

Outro ponto tratado foi sobre a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei Federal nº 12.764/2012, que, dentre outras determinações, “cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social”.

Também compareceram ao encontro na Câmara a Secretária de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini, e sua chefe de Gabinete, Juliana Maria Begossi; a diretora do CEMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Carla Helena Brito, e a gestora pedagógica Rogiane Morro, ambas representando a secretária de Educação, Anna Noronha; e o secretário de Governo, Arildo Guadagnini.

A reunião foi conduzida pelo vereador Daniel Fraga Moreira Bertani. Também participaram os vereadores Cícero Landim, Fabio Jorge, Gideon Tavares e Henrique Balseiros Chamosa Neto.

Sobre o Instituto Zoom – Fundado em 2009, o Instituto Zoom tem como missão garantir o atendimento social e clínico-pedagógico de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) de Salto, proporcionando a elas e seus familiares uma melhor qualidade de vida. Atualmente, o Zoom atende mais de 100 pessoas com autismo em diferentes estágios e idades, realizando todo o seu trabalho com a equipe multidisciplinar no espaço localizado na Rua Floriano Peixoto, 1.689, na Vila Nova.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3NBzHNw

Facebook: https://bit.ly/3DqrTJO