reuniao educacao sesi 1

Salto, 22 de março de 2021

Na sexta-feira, dia 19, os vereadores da Câmara de Salto se reuniram com a secretária de Educação de Salto, Anna Christina Carvalho Macedo de Noronha Fávaro, acompanhada pela sua equipe, e também os representantes do Sesi - Guilherme Sabiá, diretor local do Centro de Atividades de Itu, e as supervisoras Luciana de Luca e Vanessa Galzerano.

O objetivo da reunião foi realizar a apresentação do material SESI, o qual poderá ser adotado pelas escolas da rede pública municipal de ensino – uma vez que, recentemente, a Prefeitura de Salto entregou à FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) uma proposta de convênio a ser firmado com o Sistema SESI-SP; contemplando os alunos dos CEMUS (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II).

A supervisora escolar Vanessa falou das soluções educacionais, como a formação continuada de professores, coordenadores e diretores, plataforma digital, monitoramento da implantação com gestores, reuniões de avaliação, destacando as expectativas de ensino e aprendizagem, além de mostrar os livros que compõem o material didático.

reuniao educacao sesi 2

Na reunião, a secretária de Educação pontuou sobre a falta de livros nas unidades escolares, exibindo as tabelas (relação da quantidade de alunos matriculados e os livros utilizados em cada ano). Ressaltou ainda que, sendo efetivado o convênio com o SESI, o valor do investimento anual será de R$1.597.674,73 (incluindo material didático e formações/monitoramento/reuniões), sendo que, em pesquisa feita com uma editora, este valor ficaria aproximadamente R$3 milhões. E, aproveitou a oportunidade para falar do déficit de servidores; resultados e metas do IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e mostrar fotos da organização e ações feitas nos CEMUS para cumprir os protocolos sanitários relacionados à pandemia da Covid-19.

Os vereadores fizeram questionamentos que foram devidamente respondidos pela secretária e representantes do SESI, inclusive foi salientado que o convênio não foi assinado e que antes está sendo debatido o assunto com os edis, Conselho Municipal de Educação e professores. Anna Noronha enfatizou que a atual educação oferecida é de qualidade, mas está buscando planejar os recursos para ofertar o melhor aprendizado possível e condições para que avance.

reuniao educacao sesi 4

Estiveram presentes os vereadores: Cícero Landim, Daniel Fraga Moreira Bertani, Fabio Jorge, Alessandro Dernival da Silva “Sandro Palhaço”, Antônio Cordeiro dos Santos, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Vinícius Saudino de Moraes, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel” e Márcio Conrado. E o chefe de setor da Secretaria de Educação, Matheus Damato Junior, a diretora do departamento pedagógico, Celene Groninger da Silva, a chefe de gabinete, Erminia Marice Fávero, e a diretora de divisão, Daniela da Silva.

Público – A reunião foi fechada ao público, seguindo o Ato da Mesa nº 07/2021, de 04 de março de 2021, por conta da permanência de todos os municípios paulistas na Fase Vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3saiFez

Facebook: https://bit.ly/3s6mr8y