reuniao cabreuva 24-02-2014 site

Uma Comissão de Vereadores da Câmara da Estância Turística de Salto se reuniu, às 7h30 da manhã desta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, com o Prefeito da cidade de Cabreúva, Henrique Martin, para discutir sobre a bacia do Ribeirão Piraí.

Estavam presentes o Presidente do Poder Legislativo Saltense, Divaldo Aparecido dos Santos – Garotinho e os Vereadores Willhes Gomes da Silva, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa – Preto, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Ezequiel de Souza Damasceno – Kiel, Agnaldo Ribeiro Soares – Guina e Icrenildo Jesus Martins – Lampião. Também participaram do encontro a Secretária do Meio Ambiente de Cabreúva, Rosimeire Rabelo Santos Timporim e Assessores do Deputado Estadual, Fernando Capez.

Nos últimos dias muito tem se comentado acerca da Lei Complementar nº 351/2014, sancionada recentemente pelo Executivo Cabreuvano, que cria a marcozona de integração urbana; disciplina a regularização de parcelamento de solo clandestinos ou irregulares, revoga normas correlatas que especifica e dá outras providências. A discussão gira em torno do risco ao manancial do Piraí, com essa expansão da vizinha cidade.

Preocupado com essas informações, o Vereador Lafaiete Pinheiro dos Santos, Presidente da Comissão Permanente da Casa de Leis que trata de assuntos voltados ao meio ambiente, agendou esse encontro com as autoridades de Cabreúva para saber mais detalhes sobre o assunto.

O Prefeito da vizinha cidade tranquilizou as autoridades saltenses presentes na reunião, dizendo Cabreúva não tem a intenção de fazer algo prejudicial ao Piraí, que abastece as cidades de Salto, Indaiatuba e futuramente Itu.

“Em nenhum momento vamos fazer algo para prejudicar o Piraí e as áreas protegidas pelas leis ambientais. Nossa cidade tem construções irregulares por conta de erros passados, por isso estamos trabalhando para suas regularizações. É uma ilusão acreditar que nos dias de hoje, teremos novos empreendimentos sem as devidas licenças e aprovações ambientais necessárias. O que temos que fazer é, criar um canal de comunicação para que as autoridades das cidades que captam água do Piraí, trabalhem em conjunto, visando sua proteção ambiental”, afirmou Henrique Martin, que também é vice-presidente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí.

Ao final da reunião, o Presidente da Casa de Leis de nossa cidade, agradeceu a acolhida do Chefe do Executivo de Cabreúva e se propôs a elaborar um documento em conjunto com os demais membros das Câmaras Municipais das quatro cidades, para iniciar esse trabalho visando a preservação ambiental de todo o manancial do Ribeirão Piraí.