Salto, 10 de junho de 2025
Na segunda-feira, dia 09, os vereadores da Câmara de Salto receberam secretários municipais para prestação de contas, em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.
Cultura – O secretário de Cultura, Sandro Bergamo, iniciou a sua apresentação destacando os equipamentos culturais da cidade e algumas pendências verificadas quando assumiu a pasta. Na sequência, mostrou ações deste primeiro semestre, como a realização do Projeto "Dançando na Cidade", que oferece oficinas de balé clássico e uniformes gratuitos para 100 crianças e jovens, com patrocínio do setor privado; reforma de modernização e acessibilidade no museu da cidade de Salto; parceria com uma empresa para a realização do “Projeto Vem pra Cena”; e implantação do Projeto Guri no prédio do Centro Cultural de Salto, proporcionando local adequado, mais comodidade para atender um número maior de alunos.
Além disso, ressaltou a criação do Projeto de Exposições mensais no Centro Cultural, valorizando e dando maior visibilidade ao trabalho dos artistas saltenses; e que o Conservatório Maestro Henrique Castellari iniciou seus cursos atendendo 1.355 alunos. Já sobre a Sala Palma de Ouro, o secretário informou que será feita a aquisição de novos aparelhos de ar-condicionado. E, para o Natal de 2025, está sendo feita pesquisa de mercado para decoração natalina e buscando parcerias.
Defesa Social – Em seguida, foi a vez do secretário de Defesa Social, Nicolau Iusif Santarém, fazer sua explanação. Referente à Guarda Civil Municipal (GCM), falou das quantidades de demandas, como acidentes de trânsito, captura de procurado, localização e apreensão de veículos, perturbação do sossego público, posse ou porte de entorpecente, roubos, recolhimentos de veículos, tráfico de drogas, violência doméstica, entre outros.
O programa “Anjos da Vida” continua com palestras para crianças dos CEMUS, abordando temas de prevenção de acidentes, bullying, segurança online, drogas e convivências social. E, relacionado ao trânsito, de janeiro a maio de 2025, foram aplicadas 4.800 multas. Veículos em situação de abandono começaram a ser recolhidos em março. Na ocasião, o secretário reforçou haver dificuldade financeira para a manutenção do contrato com a empresa de transporte público, mas que este setor é uma prioridade, juntamente com o monitoramento da cidade e mais segurança aos cidadãos.
O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, conduziu a reunião, que contou com a participação dos vereadores Almir de Melo Santos “Almir da Adega”, Antônio Moreira Sobrinho, Arildo Guadagnini, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, Luzia de Fátima Izidório Vidal, Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell” e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”. Também esteve presente o secretário de Governo, Gilmar Mazetto.
**Confira os vídeos das Reuniões com o Secretário de Cultura e com o Secretário de Defesa Social:
TV Web da Câmara de Salto: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb/
Página do Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto