audiencia publica 18 06 2024 1

Salto, 19 de junho de 2024

Na terça-feira, dia 18, a Câmara de Salto realizou Audiência Pública para apresentação e discussão do Projeto de Lei nº 51/2024, de autoria da Prefeitura de Salto, o qual “Regulamenta a agricultura urbana e periurbana no município”.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, com a presença dos demais integrantes: Henrique Balseiros (relator), Alessandro Dernival da Silva (membro), Cícero Landim (membro) e Gideon Tavares (membro).

O engenheiro agrônomo Carlos Faria, da Secretaria de Meio Ambiente, detalhou o PL nº 51/2024 e respondeu aos questionamentos feitos pelos vereadores e público presente.

O projeto em questão “estabelece as diretrizes e condições necessárias para que o Poder Executivo venha a implementar programa específico de estímulo ao uso de áreas inertes, sobretudo no perímetro urbano do Município”, destaca a justificativa da propositura, ressaltando que seu objetivo é “estimular a ocupação dos vazios urbanos do município por meio da instalação de hortas comunitárias, realizando conjuntamente o fortalecimento de vínculos entre as populações locais e a produção de alimentos”.

A justificativa do projeto explica ainda que “Trata-se de uma iniciativa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que identificaram a possibilidade de ampliar trabalho que já vem sendo realizado em diversos locais do município, tanto pela iniciativa de moradores quanto da própria Secretaria”.

audiencia publica 18 06 2024 2

Carlos Faria abordou sobre os objetivos dos projetos de agricultura urbana e periurbana, sendo eles: “combater a insegurança alimentar, incentivar a geração de emprego e renda, promover a inclusão social, incentivar práticas de produção agrícola agroecológicas, incentivar a produção para o autoconsumo, incentivar o associativismo, ocupar áreas ociosas do município, incentivar práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente, reduzir o custo do acesso ao alimento para os consumidores de baixa renda e regenerar ambientes urbanos”.

Segundo o projeto, caberá ao Poder Executivo “criar um sistema de banco de dados dos terrenos públicos e particulares apropriados e autorizados para a implementação de hortas urbanas, realizar semestralmente a atualização de cadastro dos agricultores urbanos e periurbanos e garantir assistência técnica nos locais de implementação do programa”.

Ainda conforme o projeto, a implantação das hortas urbanas ocorrerá mediante critérios definidos pelo Município, em “áreas públicas municipais; terrenos ou glebas particulares, desde que autorizada pelo proprietário; e faixas de servidão de passagem aérea, rodovias, ferrovias e linhões de energia e faixas de dutos e gasodutos.

audiencia publica 18 06 2024 3

E o processo de implantação das hortas urbanas dependerá das seguintes etapas: “identificação da área; autorização do proprietário, em casos de terrenos particulares ocupados por terceiros; oficialização da área junto à Administração Municipal, em casos de imóveis públicos; participação em curso orientativo, a ser ofertado pelo poder público, visando repasse de normas básicas de implantação e desenvolvimento das atividades; e assinatura de termo de permissão de uso de área a título precário gratuito pelo grupo de agricultores ou agricultor urbano, quando atividade agrícola desenvolvida em área pública”.

A audiência teve ainda a participação dos vereadores Antônio Cordeiro dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Fabio Jorge, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Marcio Conrado e Vinícius Saudino de Moraes. Também compareceram o secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Ribeiro, e o chefe de Gabinete, João Guilherme Bispo dos Santos – os quais passaram a ocupar os respectivos cargos nesta terça-feira, dia 18 de junho, conforme portarias publicadas no Diário Oficial do Município.

Conteúdo do projeto – O Projeto de Lei nº 51/2024 pode ser acessado pelo link https://abre.ai/jZ5L.

**Confira o vídeo da Audiência Pública:

TV Web: https://abre.ai/j3cx

Facebook: https://abre.ai/j3cz