reuniao cultura 11 12 2023 1

Salto, 12 de dezembro de 2023

Nesta segunda-feira, dia 11, os vereadores se reuniram, no plenário da Câmara de Salto, com o secretário de Cultura, Oséas Singh Júnior, em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73 dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

Inicialmente, foram enfatizadas as melhorias ocorridas no Museu da Cidade e Sala Giuseppe Verdi, com contrapartida de empresários. Além disso, o secretário comentou sobre a Agenda Cultural, o 14º Festival de Teatro de Salto, a 1ª Mostrinha Estudantil de Teatro, a 5ª edição da Semana do Hip Hop e o XXXI Prêmio Moutonnée de Poesia.

A respeito a Lei Aldir Blanc, destacou-se o fato de Salto ter sido inscrita e aprovada com plano de ação de aproximadamente R$ 940 mil; e com relação à Lei Paulo Gustavo foram promovidos 7 encontros e a homologação dos editais pela classe artística.

reuniao cultura 11 12 2023 1

Na reunião, Oséas mencionou a importância de ações e eventos como a 4ª Conferência Municipal de Cultura, tendo sido realizada sem custos para o município; também enfatizou as melhorias na Biblioteca Municipal e o sucesso de público na 24ª Festa Ítalo-Saltense e na Festa do Salto, que teve apresentações de 56 grupos artísticos; e a adesão de mais de 100 expositores de Salto e região na Feira Noturna.

Sobre o novo Centro Cultural – que vai englobar o Auditório J. Silvestre, Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari, Espaço de Artes Carlos Pousa, Salas de Oficinas Culturais e a Secretaria da Cultura – foi explicada a situação do andamento da obra, as parcerias com o IFSP e empresas de Salto. O planejamento é que até janeiro o espaço esteja adequado para a devida utilização.

Participaram da reunião os vereadores: Edival Pereira Rosa “Preto”, Fabio Jorge, Cícero Landim, Daniel Bertani e Henrique Balseiros. Também estiveram presentes o chefe de gabinete, Renato Bispo; o diretor de eventos, Marco Stefano; e o assessor de gabinete, João Amaro Júnior.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://abre.ai/hBrf

Facebook: https://abre.ai/hBri