reuniao sdetti vereadores 1

Salto, 21 de novembro de 2023

Os vereadores se reuniram na sexta-feira (dia 17), no plenário da Câmara de Salto, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação e vice-prefeito de Salto, Edemilson Santos, em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73 dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

No início da apresentação, foram destacadas ações como a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Salto, a qual reuniu diversos setores para dialogar sobre políticas públicas locais, sendo o eixo condutor a agricultura familiar; e também o convênio de cooperação técnica que garante ao município um Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, facilitando o acesso aos serviços, não existindo a circulação física de documentos, racionalizando custos e proporcionando maior segurança e celeridade na tramitação da demanda; outra atividade ressaltada foi o Café com os Empresários - encontro que tem objetivo de estabelecer conexões profissionais, integração entre os executivos e incentivar a criação de negócios.

reuniao sdetti vereadores 2

O secretário Edemilson ainda falou a respeito do Feirão do Emprego, visando promover a qualificação profissional, estimular o empreendedorismo, melhorar a qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade social e viabilizar o acesso democrático ao mercado de trabalho. Já com relação ao Banco do Povo, explicou que trata de um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Salto, tendo por finalidade gerar emprego e renda para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos.

Durante a reunião, o secretário enalteceu o projeto Salto Delas – que promove networking, palestras e ações inovadoras para estimular o empreendedorismo feminino em Salto. Além disso, mostrou as atividades relacionadas ao projeto Empreenda Salto, o qual auxilia empresas na gestão, marketing, inovação, formalização, avaliação comercial e aceleração de negócios, assim como na formação de jovens e qualificação profissional; o Capacita Salto – com objetivo de oferecer cursos gratuitos, capacitação de mão-de-obra, orientações, inclusive aos micro e pequenos empresários e também aos jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho.

E, na oportunidade, o secretário comentou da proposta de ser criado o Catálogo das Indústrias e Serviços (impresso e digital), para ser uma ferramenta de apresentação institucional com as características das empresas de Salto, proporcionalizando visibilidade a produtos, serviços, contatos e negócios.

Participaram da reunião os vereadores: Edival Pereira Rosa “Preto”, Fabio Jorge, Cícero Landim, Daniel Bertani, Henrique Balseiros, Alessandro Dernival da Silva e José Benedito de Carvalho “Macaia”. Também esteve presente a chefe de gabinete, Simone Valle, e outros servidores da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://abre.ai/hmJf

Facebook: https://abre.ai/hmJi