sessao solene dia consciencia negra 14 11 2023 1

Salto, 16 de novembro de 2023

Na noite de terça-feira, dia 14, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou solenidade comemorativa ao Dia da Consciência Negra, com a entrega do Troféu Zumbi dos Palmares a Angela Maria da Silva, Selma Maria de Oliveira e Sonia Antonio de Jesus (in memoriam; representada por seu filho Marco Antonio de Jesus e demais familiares) – tendo sido indicadas pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). Eles receberam o troféu e um vaso de flor das mãos dos vereadores e autoridades presentes.

O presidente da Câmara, vereador Edival Pereira Rosa “Preto”, conduziu os trabalhos da cerimônia, que contou com a participação dos vereadores Vinícius Saudino de Moraes, Antônio Cordeiro dos Santos, Daniel Bertani, Alessandro Dernival da Silva, Cícero Landim, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Fabio Jorge, Gideon Tavares, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Henrique Balseiros.

Além de parentes e amigos das homenageadas, a sessão solene também contou com a presença do prefeito de Salto, Laerte Sonsin; da secretária de Ação Social e Cidadania, Mércia Falcini; e do presidente do COMPIR, João Amaro Teixeira Junior (Juninho) – os quais fizeram uso da palavra na tribuna, ressaltando a importância do Dia da Consciência Negra.

Também estiveram presentes a diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Ação Social e Cidadania, Cecília Vicente Mezzalira da Rocha; o secretário de Saúde, Márcio Conrado; o comandante da GCM de Salto, Adão Cândido; a secretária geral da OAB de Salto, Andrea Dias Ferreira; e o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto, Caio César de Oliveira.

sessao solene dia consciencia negra 14 11 2023 5

Sobre as homenageadas:

ANGELA MARIA DA SILVA: Angela Maria Da Silva nasceu em Catanduva em 1970 e vive em Salto desde o ano 2000, quando veio da capital para trabalhar na Prefeitura e foi muito bem acolhida por todos. Trabalha como assistente social na Secretaria Municipal de Saúde (nas UBS’s do Jardim Santa Cruz e do bairro CECAP). Ela também atuou na Secretaria Estadual de Saúde em Itu (no Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho do CEDEME – Centro de Desenvolvimento do Portador de Deficiência Mental). Filha de Miguel da Silva e Yvonne Oliveira da Silva, Angela foi casada por 15 anos, atualmente é divorciada e tem dois filhos: Keyla Millen e Thales Millen. Formada há mais de 30 anos, desde 1992, em Serviço Social pela FAPSS (Faculdade Paulista de Serviço Social), possui especialização em Saúde Mental e Justiça pela Faculdade de Saúde Pública da USP e atua como assistente social há 26 anos, desde 1997. Na Prefeitura de Salto, ela trabalha há 23 anos. E, em Itu, atuou durante 11 anos. Angela faz trabalho social voluntário no Instituto MAAT, assistindo e orientando crianças e seus familiares em situação de vulnerabilidade social, além de fazer palestras eventuais sobre saúde da mulher (no Outubro Rosa) em ONGs e igrejas evangélicas e participar de rodas de conversa sobre discriminação racial. Nossa homenageada também fez supervisão de estágio no Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Salto entre 2002 e 2005, bem como fez supervisão de quatro alunas de Serviço Social da Faculdade Estácio de Sá, em Itu, entre 2018 e 2019, além de triagem e avaliação de famílias no programa habitacional Minha Casa Minha Vida, em 2017, pela Secretaria de Ação Social e Cidadania.

sessao solene dia consciencia negra 14 11 2023 2

 

SELMA MARIA DE OLIVEIRA: Selma Maria de Oliveira nasceu em Belo Horizonte (Minas Gerais) em 1963. Com 17 anos de idade foi para São Paulo e, em 1991, veio para Salto. É mãe de quatro filhos: Paula Veridiana, Fagner Henrique, Bruna Gabriele e Brena Graziele, tendo criado sozinha cada um deles, e avó de cinco netos. Ela reside no Jardim Marília, onde coordena o Projeto Mutuca, um trabalho voluntário de distribuição de alimentos às pessoas que mais precisam. O projeto teve início há dois anos e meio e fornece as refeições solidárias a mais de cem famílias, as quais também são ajudadas com roupas e alimentos crus. É servido café da manhã aos domingos, sopa às segundas-feiras e almoço às quartas ou quintas, sendo que a oferta dessas refeições é possível graças a doações e rifas que são realizadas.

sessao solene dia consciencia negra 14 11 2023 3

 

SONIA ANTONIO DE JESUS (in memoriam): Sonia Antonio de Jesus nasceu em Salto em 1963. Filha de Jovino Antônio e Maria Aparecida Machado Antônio, foi casada por 46 anos com Mário Augusto de Jesus, com quem teve quatro filhos: Marco Antônio de Jesus, Janaína Jurema de Jesus, Mário Augusto de Jesus Junior e Lucas Mauro de Jesus. Dona Sonia participou por alguns anos da liturgia e também do coral da igreja. Entre os anos de 2004 e 2005, ao se deparar com um grupo de mulheres em situação delicada pela falta de trabalho, juntamente com sua irmã mais nova, a ex-presidente do COMPIR Silvana Antônio, elas fundaram a COOPERLIMP, uma cooperativa de limpeza para ajudar mulheres carentes dos bairros Santa Cruz e Jardim Marília. Essa cooperativa capacitou mais de 50 mulheres para entrar no mercado de trabalho, na área de limpeza pós-obra. Com ensino médio completo e curso de Administração de Empresas, Sonia era empresária juntamente com seu marido, dona de um projeto musical: o Grupo de Samba e Pagode “Melhor Assim”. Também participava da Escola de Samba Mocidade Independente de Salto, Itu e Sorocaba, atuando como vice-presidente da escola, além de estar sempre envolvida com as comunidades, fazendo doação de shows em eventos. Ela foi ainda candidata a vereadora e, se tivesse sido eleita, seria a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira nesta Casa. Nossa homenageada viveu durante 46 anos com seu marido Mário, até perder o amor da sua vida por covid na pandemia, juntamente com sua única filha mulher (Janaína), que também perdeu a luta contra a covid. Sonia faleceu em janeiro deste ano, na véspera de completar 60 anos de idade.

sessao solene dia consciencia negra 14 11 2023 4

 

Sobre o Dia da Consciência NegraSegundo informações do site da Biblioteca Nacional, apesar de o dia 20 de novembro ser comemorado há várias décadas por ativistas do movimento negro, somente em 2003 a data foi incluída no calendário escolar nacional. E, em 2011, por meio da Lei Federal nº 12.519, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído. Já de acordo com o site da Fundação Cultural Palmares, foi em 1655, no Quilombo dos Palmares (no atual estado de Alagoas), que nasceu o ícone da resistência negra à escravidão: Zumbi dos Palmares, que, embora tenha nascido livre, foi capturado quando era criança e entregue a um padre católico. Aos 15 anos, voltou a viver no quilombo, pelo qual lutou até a sua morte, em 20 de novembro de 1695. A data é lembrada em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra e se tornou, este ano, feriado estadual – por meio de lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador de São Paulo.

 

**Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene:

TV Web: https://l1nk.dev/vzAVO

Facebook: https://acesse.one/8c4nn

 

*Veja mais fotos da solenidade em nossa rede social: https://acesse.one/fLjAB