reuniao esportes 1

Salto, 23 de junho de 2023

Nesta sexta-feira, dia 23, os vereadores da Câmara de Salto se reuniram com o secretário de Esportes e Lazer, Valdir Líbero, o qual fez uma prestação de contas das atividades da secretaria que comanda – em atendimento à Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

Atualmente, a secretaria conta com 52 funcionários em sua estrutura organizacional e oferece diversas modalidades gratuitas - como judô, natação, atletismo, voleibol, ginástica artística, entre outros. Em 2023, foram feitas 108 viagens a serviço da Secretaria de Esportes para 45 cidades, englobando 20 modalidades.

Valdir aproveitou para destacar a emenda impositiva destinada pelo vereador Alessandro Dernival da Silva para aquisição de bambolês/arcos, bolas suíças e overballs. E, estão aguardando o empenho: a emenda do vereador Vinícius Saudino, para aquisição de colchonetes para ginástica, faixas elásticas, bolas de vôlei e handebol; a emenda do vereador Edival Pereira Rosa, para compra de bolas de futebol e outros materiais esportivos. Para obras e instalações, estão no aguardo de orçamentos: a emenda do vereador Antônio Cordeiro dos Santos, para reforma do Campo da Vila Norma; a emenda do vereador Cícero Landim, para reforma da quadra de areia da praça Toshio Sasaki e construção de espaço para jogo de basquete no bairro São Pedro e São Paulo, além de reforma e pintura da área de lazer no Salto de São José; e a emenda do vereador José Benedito de Carvalho, para cobertura da área externa da lanchonete do Campo de futebol João Almeida, no Jardim Santa Cruz.

reuniao esportes 2

Na ocasião, foram mostradas algumas ações efetuadas em 2022 e 2023, destacando o Festival de Natação, Projeto Patinação, Olimpíada do Trabalhador, Campeonato Sul-Americano e Regional Norte de Sumô, Bike Day, Dia do Desafio, Inter EJA e Jogos escolares (parceria com a Secretaria de Educação).

Com relação aos próximos eventos, o secretário falou do Pedala Tour, participação de Salto nos 65º Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva, Jogo Festivo Beneficente – Masters do Palmeiras x Futebol Solidário, 1º Campeonato Sul-americano de Vôlei da melhor idade; Campeonato Amador da Lidesa - série A; Festival Acak de Karatê e Festival de Judô do Projeto Guarda Samurai.

Foram apresentadas ainda as obras e melhorias implementadas pela Secretaria de Esportes e Lazer, com ênfase na renovação da frota de veículos, revitalização da quadra poliesportiva do Cemus X, entrega do Campo do Centro de Lazer Arlindo Bonardi (Jardim das Nações) e da Cancha de Bocha (Jardim Maria José); além da inauguração de Pista de Skate (rua Marechal Deodoro) e Areninha (bairro São Gabriel).

A reunião foi conduzida pelo 1º secretário da Câmara, Vinícius Saudino de Moraes, e teve a presença dos vereadores Daniel Bertani, Cícero Landim e Henrique Balseiros; e também do chefe de gabinete da Secretaria de Esportes, Luciano Asevedo.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://acesse.one/cwJcr

Facebook: https://acesse.one/Zgl72