reuniao educacao 14 06 2023 2

Salto, 15 de junho de 2023

A secretária municipal de Educação, Anna Noronha, esteve na Câmara de Salto na quarta-feira, dia 14, em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73 dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

Além da secretária, também estiveram presentes a chefe de Gabinete, Ermínia Marice Fávero, e outros servidores da secretaria.

Inicialmente, foi apresentado o número de profissionais atuantes na secretaria, totalizando 1.593 pessoas, além do número de alunos matriculados até o dia 1º de junho (10.490, englobando ensino infantil, fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e curso técnico de Contabilidade. Também foram destacados os contratos, compras e licitações da Secretaria de Educação.

reuniao educacao 14 06 2023 1

Tratando a respeito das inaugurações realizadas, a secretária falou sobre a Chácara Creche e a área administrativa do Cemus XI. Quanto às obras em andamento, explicou que já foi executado 24,14% do contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa TM8 Construtora Eireli no que se refere à creche do Residencial Fabri, estando a obra de acordo com o cronograma previsto. E, sobre a creche do Residencial Parque Laguna, a empresa vencedora da licitação para conclusão da obra foi a Construdaher Construções e Serviços Ltda., faltando agora a assinatura do contrato para emitir a ordem de serviço e dar continuidade à obra.

A secretária Anna abordou ainda dados do transporte escolar, como o número de alunos atendidos e a despesa anual. Ela também destacou as aquisições de dois micro-ônibus com plataforma elevatória utilizados nas linhas de transporte para alunos com necessidades especiais, além de duas vans utilizadas na linha de transporte escolar – sendo uma adaptada com plataforma elevatória – e três carros populares para atender às demandas da secretaria.

Outro ponto apresentado durante a reunião foram os diversos atendimentos realizados pelas duas unidades do CEMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), incluindo as oficinas ministradas nos locais.

reuniao educacao 14 06 2023 3

A segurança escolar, conforme disse a secretária, melhorou com a intensificação da Ronda Escolar, a aquisição de celulares com botão do pânico para todas as unidades de ensino, a contratação de vigilantes para todas as escolas e a compra de 182 câmeras de monitoramento para uso externo e 465 câmeras para uso interno nas unidades (o processo está concluído e a instalação da infraestrutura encontra-se em andamento).

No quesito volta às aulas, Anna Noronha ressaltou o maior número de professores após a realização do concurso público, o material didático SESI, o kit material escolar e a compra de 800 notebooks para os professores da Rede Municipal de Ensino. A secretária salientou também os momentos culturais e os projetos multidisciplinares desenvolvidos nos Cemus, a formação continuada dos professores, as parcerias realizadas, dentre outras ações da pasta.

O presidente da Comissão de Organização, do Governo Municipal, da Ordem Econômica e da Ordem Social, vereador Fabio Jorge, conduziu a reunião. Também compareceram os vereadores Cícero Landim, Daniel Bertani, Henrique Balseiros e José Benedito de Carvalho “Macaia”.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://l1nk.dev/3MLLB

Facebook: https://acesse.one/6BIr6