reuniao desenv econ 15 06 2023 2

Salto, 15 de junho de 2023

Os vereadores se reuniram na quinta-feira (dia 15), no plenário da Câmara de Salto, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação e vice-prefeito de Salto, Edemilson Santos, em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73 dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

Além do secretário, também estiveram presentes a chefe de Gabinete, Simone Valle, e outras servidoras da secretaria.

No início da apresentação, Edemilson disse que será criado um Plano Muncipal do Desenvolvimento Econômico, objetivando desenhar cenários de desenvolvimento local, considerando as características do município, verificando quais setores de atividades econômicas são mais ativos e, assim, traçar tendências sobre as principais vocações econômicas, focado na criação de polos estratégicos, tecnológicos, economia criativa, rural sustentável, programas e políticas públicas de fomento às atividades de tecnologia, inovação, central de startups e incubadora de empresas.

Tratando a respeito dos distritos industriais de Salto, ele destacou o projeto de revitalização e modernização desses locais, incluindo a identificação dos distritos industriais, por meio de totens personalizados, com design moderno e com a função de facilitar sua localização e identificação de forma visível a toda a população, além de estar em andamento um estudo para implantação de sistema de câmeras de monitoramento de alta resolução e infravermelho conectadas a uma central já instalada na Prefeitura, proporcionando maior proteção aos trabalhadores e empresários.

reuniao desenv econ 15 06 2023 1

O secretário Edemilson apresentou a proposta de criar um cadastro de imóveis comerciais e industriais para venda ou locação a empresários interessados em se instalar no município, promovendo um banco de dados junto ao setor imobiliário da cidade para o credenciamento das imobiliárias, corretores de imóveis e pessoas físicas que possuem terrenos ou edificações para venda ou locação destinadas para a instalação de empresas.

Durante a reunião, também foi destacada a importância do Programa “Investe Salto”, do Programa “Salto Agro”, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural – todos eles criados por meio de leis aprovadas pela Câmara de Salto.

Também será feito um novo vídeo institucional de Salto, com o objetivo de divulgar as potencialidades econômicas da cidade, destacando a qualidade de vida e a hospitalidade, nossa história, características, diferenciais, missão e valores, os atrativos culturais, belezas turísticas e naturais, as redes de ensino, saúde, entre outros, destacando o Programa “Investe Salto”.

Edemilson falou ainda sobre a implantação do Núcleo Industrial do Parque do Lago, com alienação junto à iniciativa privada de uma gleba de 18 mil metros quadrados no Distrito Industrial do Parque do Lago, disponibilizando terrenos para atrair novas empresas e gerar mais emprego e renda para a população. E ressaltou a proposta de criação de um Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Incubadora de Startups), da Casa do Empreendedor, do Espaço do Empreendedor (coworking público, destinado aos profissionais liberais, freelancers, pequenas empresas, setor comercial, industrial, agronegócio, estudantes, MEIs, representantes comerciais, reuniões, entre outros, gratuitamente para a população) e do Programa Capacita-Salto, voltado para cursos gratuitos, capacitação da mão de obra, orientações, inclusive aos micro e pequenos empresários e também aos jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho.

reuniao desenv econ 15 06 2023 3

Mais destaques feitos pelo secretário foram a próxima edição do Feirão do Emprego e Cidadania e, ainda, a Feira de Empreendedorismo, que será um evento voltado para divulgação de empresas, indústrias, comércios, agricultura, turismo e serviços, gerando oportunidades de diversos negócios, palestras, oficinas, informações, inovação, aproximação com compradores, fornecedores, atualização em produtos, workshops, inovações e tendências.

Foi apresentada também a proposta de reformular a estratégia de divulgação e ampliação do Programa Compra Local, implementado em 2021, com o objetivo de fortalecer os empresários do comércio, indústria e serviços, e também autônomos, podendo oferecer seus produtos e serviços para a Prefeitura de Salto. Além disso, haverá um catálogo das indústrias e serviços, nas versões impressa e digital, uma ferramenta de apresentação institucional com as características das empresas da cidade, proporcionalizando visibilidade a produtos, serviços, contatos e negócios.

O secretário falou também sobre a oferta de cursos realizados em parceria com o SENAC, o SEBRAE e o SENAI em Salto. E, ainda, sobre o Programa Salto Agro, sendo que, em parceria com o Sindicato Rural de Itu, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), foi firmado convênio sem custo ao município, com o objetivo de disponibilizar vários cursos e programas para a capacitação das pessoas do campo, produtores rurais e trabalhadores.

Edemilson abordou ainda os números relacionados às novas empresas instaladas e ampliadas no município, bem como os registros de formalização de novos microempreendedores individuais (MEIs). Entre janeiro e maio deste ano, foram abertas 1.156 empresas, sendo 962 MEIs.

reuniao desenv econ 15 06 2023 4

Outro ponto destacado foram as visitas que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem efetuando nas indústrias e no comércio para ouvir as demandas das empresas, inclusive para a disponibilização de cursos de capacitação em parceria com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Mais uma ação apresentada pelo secretário foi o Programa “Salto que Emprega”, que consiste em um número direto entre a população e as vagas de empregos disponibilizadas pelo PAT. Para ter acesso às vagas e demais orientações, os cidadãos devem entrar em contato no Whatsapp 11 4021 0530. Nos últimos 12 meses, o município acumula um saldo de 1.847 novas vagas de emprego, sendo que, nos primeiros meses deste ano, o saldo também foi positivo, totalizando 933 vagas criadas até agora.

Sobre o Banco do Povo, o secretário apresentou que, de janeiro a maio, foram realizados 371 atendimentos, com o valor de R$ 124.620,00 emprestados.

Por fim, Edemilson revelou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Inovação terá nova sede daqui a poucos meses, passando a atender na rua Itapiru, 983, no Jardim Barcela. No local ficarão a estrutura administrativa da secretaria, o Banco do Povo, o Espaço e Casa do Empreendedor, o Posto de Atendimento ao Trabalhador, o Programa Capacita Salto, o Programa Salto Agro, o Espaço Coworking, o Posto de Atendimento do SEBRAE, o Programa Frente de Trabalho, o Banco Municipal de Alimentos, um ponto de atendimento virtual (PAV) da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, o polo Salto da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), o polo da ETEC (Escola Técnica Estadual) e um auditório com capacidade para 50 pessoas.

O presidente da Comissão de Organização, do Governo Municipal, da Ordem Econômica e da Ordem Social, vereador Fabio Jorge, conduziu a reunião. Também compareceram os vereadores Cícero Landim, Daniel Bertani, Gideon Tavares e Henrique Balseiros.

 

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://acesse.one/we1lE

Facebook: https://l1nk.dev/ixkFV