reuniao 19 04 2023 4

Salto, 20 de abril de 2023

Os vereadores da Câmara de Salto estiveram reunidos na manhã de quarta-feira, dia 19, com o Superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Alisson Bressiano, o qual apresentou os trabalhos realizados pela autarquia - em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM), que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

Na oportunidade, os parlamentares acompanharam as informações referentes aos serviços de ligações de água e esgoto, fiscalizações, reparos e recomposição asfáltica. Além disso, foram mostrados os dados financeiros, com despesas, receitas e resultados de 2022. Já com relação ao quadro de funcionários, o SAAE conta atualmente com 230 colaboradores – englobando funcionários efetivos, comissionados, estagiários e guardinhas.

Sobre a frota, patrimônio e segurança da autarquia, o superintendente enfatizou que todos os veículos possuem sistema individual para identificação do condutor; aumento da frota de veículos locados; utilização de sistema de monitoramento integrado ao da Guarda Civil Municipal, permitindo maior segurança aos servidores e equipamentos; diversos treinamentos; instalação de guarda-corpos nos reservatórios do Hospital, Jurumirim e Nações; adequação da ETA Bela Vista para obtenção do AVCB.

Entre os projetos executados e em andamento, destacou a recuperação do Lago São João, limpeza e desassoreamento do Ribeirão Buru e do Piraí, readequação do Booster Telesi, ampliação da ETA João Jabour, interligação da rede do Jardim Taquaral, setorização de rede e instalação de macromedidores para controle de perdas; substituição de hidrômetros; e também novos reservatórios de água e ETA’s (Estações de Tratamento de Água). No que trata de projetos previstos, foram mencionados a Barragem do Buru, revisão do Plano de Saneamento e Plano Diretor de Perdas, reforma dos filtros da ETA Bela Vista; entre outros.

reuniao 19 04 2023 1

Programa FINISA – O prefeito de Salto, Laerte Sonsin, participou da reunião e aproveitou para protocolar o Projeto de Lei nº 39/2023 – que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento na modalidade Apoio Financeiro destinado à aplicação em defesa de capital e a oferecer garantias).

Segundo Laerte, foi solicitado que a propositura tramite em regime de urgência, esclarecendo aos vereadores a respeito do impacto orçamentário e benefícios com a aprovação do PL – uma vez que os recursos serão aplicados especialmente para construção de uma Estação de Tratamento de Água e aquisição de seis reservatórios de água potável.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara de Salto, Edival Pereira Rosa “Preto”, com a presença dos vereadores Fabio Jorge, Daniel Bertani, José Bendito de Carvalho “Macaia”, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Gideon Tavares e Henrique Balseiros. Também participaram o chefe de gabinete do SAAE, Rodrigo Alves Penteado e o diretor técnico, Caio César de Oliveira.

**Confira na íntegra o vídeo da Reunião:

TV Web: https://bit.ly/3MWsmuj

Facebook: https://bit.ly/3MRC3tT