audiencia saude 24 02 2023 3

Salto, 24 de fevereiro de 2023

Na sexta-feira, dia 24, no plenário da Câmara de Salto, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a Audiência Pública para prestação de contas dos indicadores do 3º quadrimestre de 2022, compreendendo o período entre os meses de setembro a dezembro – em cumprimento ao disposto na Lei Complementar nº 141/2012.

Logo no início da reunião, foram apontados os dados demográficos e de mortalidade; os serviços no SUS; ações no Centro POP, postos de saúde e escolas; além dos números de atendimentos realizados no Ambulatório Médico de Especialidades, Ambulatório de Geriatria, Centro Integrado da Saúde da Mulher, Programa Melhor em Casa, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Atenção Psicossocial, Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, assistência farmacêutica, Setor de Fisioterapia, Transporte Sanitário, as ações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, e ainda as atividades ligadas ao setor de zoonoses.

audiencia saude 24 02 2023 1

Mauro Okumura, servidor da Secretaria de Saúde, realizou a apresentação dos dados na Audiência Pública

Na apresentação, foi ressaltado o contrato feito entre a Prefeitura e IGATS (Instituto de Gestão, Administração e Treinamento em Saúde), para a gestão do Hospital Municipal e AME. O SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) com funcionamento 24 horas e o denominado “AME Municipal” (para acelerar a realização de cirurgias) estiveram entre as ações destacadas.

O secretário de Saúde, Marcio Conrado também enfatizou a realização de concurso público feita por esta gestão, com a contratação de aproximadamente 140 novos servidores – abrangendo áreas médica, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, administrativa, entre outros. No total, atualmente a pasta conta com mais de 700 funcionários.

Na oportunidade, foram abordadas as ações de combate à Covid-19, dados sobre vacinação e demais atividades, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Dezembro Vermelho. E, os números relacionados aos atendimentos no Pronto Socorro, internações, partos, exames e cirurgias.

audiencia saude 24 02 2023 2

Secretário de Saúde de Salto, Marcio Conrado, esclareceu as dúvidas dos vereadores e munícipes presentes da Audiência

Com relação às emendas parlamentares, pontuou-se os recursos recebidos de deputados federais e estaduais, bem como das emendas impositivas dos vereadores da Câmara de Salto. O público presente e vereadores puderam fazer questionamentos ao secretário e demais servidores da pasta da Saúde, sendo devidamente respondidos.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Câmara, Edival Pereira Rosa “Preto”, e contou com a participação dos vereadores Alessandro Dernival da Silva, Antônio Cordeiro dos Santos, Cícero Landim, Daniel Fraga Moreira Bertani, Fabio Jorge, Gideon Tavares, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes.

Disponibilização do áudio - Por problemas técnicos no computador da TV Web – o qual realiza as transmissões e gravações (de vídeos) das atividades realizadas no plenário e sala de reuniões – não foi possível fazer a transmissão/gravação da audiência pública. Ressalta-se que está em andamento o procedimento para substituir as peças necessárias ao conserto do equipamento. A previsão é que na próxima semana a situação seja resolvida. Vale salientar que o sistema de som está funcionando, o que permite a gravação do áudio das atividades e posterior inserção na página da TV Web: http://www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb/.

Conteúdo da Apresentação – Os interessados podem fazer o download da apresentação feita pela Secretaria de Saúde (exibida no telão durante a audiência pública). São 11 páginas de arquivo PDF que podem ser acessadas pelo link: https://we.tl/t-H5O4oUgxDP

**Confira o áudio da Audiência Pública de Saúde: TV Web: https://bit.ly/3Ssfe0A