reuniao secretario meio ambiente 21 10 2022 site

Salto, 24 de outubro de 2022

Na sexta-feira, dia 21, os vereadores da Câmara de Salto se reuniram com o secretário de Meio Ambiente, Flávio Garcia, o qual estava acompanhado pelo chefe de gabinete Vanderlei Ribeiro, a veterinária Luciana Aparecida Soares e os estagiários Vinícius Emanuel Brito Lima e Emanuele da Silva Rocha.

A reunião foi agendada em atendimento à Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

Na apresentação foram mostrados os dados referentes às demandas atendidas na Ouvidoria. Em seguida, ressaltou-se ações relacionadas à arborização urbana, com o plantio de 2.325 mudas neste ano.

Sobre as hortas comunitárias, o secretário falou da agrofloresta no Jardim Icaraí – com plantio de 500 mudas de espécies nativas, tendo a participação da comunidade local, professores e crianças do CEMUS VI, Grupo da melhor idade do CRAS e Rotary. E, no Jardim Marília, houve a realização de limpeza e preparação do solo em parceria com a CSO Ambiental.

Com relação ao Programa Município Verde Azul (PMVA), apontou os critérios avaliados, por exemplo, a gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo e esgoto tratado, enfatizando que Salto conquistou a melhor posição entre os municípios da região metropolitana de Sorocaba no ranking estadual.

Na ocasião, ainda foi comentada a atuação da Comissão Municipal de Educação Ambiental e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Além disso, explicou que após a reestruturação do corpo técnico da secretaria, está sendo criado o Departamento de Licenciamento Ambiental Municipal.

Durante a reunião, outro assunto abordado foi a questão dos projetos imobiliários, salientando que está sendo feita a recomendação para o cercamento das áreas verdes neste tipo de empreendimento, visando evitar o descarte irregular de materiais, e a criação de espaços-árvore nas calçadas.

reuniao secretario meio ambiente 21 10 2022 site2

O secretário aproveitou para elencar algumas ações como a limpeza em Área de Preservação Permanente (APPs) no Jardim Cidade III, o trabalho de fiscalização (mato alto, queimada, descarte irregular e poda drástica), a aquisição de drone e curso de capacitação de pilotagem profissional para o corpo técnico da SMMA.

A veterinária Luciana falou da saúde e bem-estar animal, e os procedimentos para o resgate, assistência veterinária, readaptação e reintrodução na mata de animais silvestres. Em 2022, foram feitos 820 resgates, tendo parceria do Centro de Controle de Zoonoses, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Defesa Civil, munícipes e do CRAS Núcleo da Floresta. Já de abril a setembro, pelo Centro de Controle de Zoonoses foram resgatados 252 animais e realizadas 1.120 castrações.

Os vereadores puderam fazer questionamentos, devidamente respondidos pelos integrantes da Secretaria de Meio Ambiente. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, Edival pereira Rosa “Preto”, e teve a presença dos vereadores,

Daniel Bertani, Cícero Landim, Gideon Tavares, Alessandro Dernival da Silva, Vinícius Saudinode Moraes e Henrique Balseiros Chamosa Neto.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3Df6lkZ

Facebook: https://bit.ly/3MVJo9U