38 sessao ordinaria 19 10 2022 site

Salto, 20 de outubro de 2022

Na terça-feira, dia 18, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou a 38ª Sessão Ordinária de 2022.

Casa da Mulher – Na Tribuna Livre, o Sr. João Batista Ferreira Gomes, presidente da Casa da Mulher “Joanna de Ângelis”, falou sobre as oficinas ministradas pela instituição – manicure, artesanato, informática e outras envolvendo entretenimento e convivência entre as pessoas atendidas – e apresentou as atividades que serão executadas em 2023 pela entidade. Segundo ele, 126 famílias já foram atendidas nos últimos quatro anos, incluindo crianças, mães e idosas, e mais 34 famílias foram inscritas recentemente na Casa da Mulher.

Para o próximo ano, a entidade pretende buscar uma parceria com o poder público para ampliar os atendimentos, bem como criar a sala kids – local para acolher os filhos das mulheres que participam das oficinas – e uma cozinha para que seja ministrado um curso de culinária. E, para que a Casa da Mulher continue fazendo seu trabalho, a instituição conta com a indicação, pelos vereadores, de emendas impositivas no orçamento municipal de 2023.

tribuna livre casa da mulher 18 10 2022

Sindicato dos Metalúrgicos – Também na Tribuna Livre, o Sr. Alexandro Garcia Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Salto, e o Sr. Wilson Roberto Caveden falaram sobre a atual situação da qualificação profissional em Salto.

Alexandro Garcia disse que Salto tem deixado a desejar na questão do emprego, considerando as empresas que estão fechando no município, e que muitas vezes os empresários culpam a baixa qualificação profissional dos trabalhadores saltenses, levando à contratação de um maior número de pessoas de municípios vizinhos.

tribuna livre sindicato 18 10 2022 1

Por sua vez, Wilson Caveden – que já ocupou os cargos de secretário municipal de Educação, presidente do sindicato, diretor da Federação Estadual dos Metalúrgicos e diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos – destacou sua atuação no programa de formação profissional dessas entidades.

Wilson falou sobre os cortes de verbas para as universidades e institutos federais na atual gestão do governo federal, contou um pouco da história do prédio que durante anos abrigou o campus do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) em Salto e pediu que “a gente tome para nós a responsabilidade por essa questão, a responsabilidade pela manutenção de um espaço que nós trabalhamos enquanto cidade para que professores, crianças e jovens estivessem ali estudando”.

tribuna livre sindicato 18 10 2022 2

Confira os Roteiros das sessões ordinárias:

www.camarasalto.sp.gov.br/sessoes/roteiros-das-sessoes

Veja na íntegra os Projetos, Requerimentos e Indicações:

www.camarasalto.sp.gov.br/proposituras-dos-vereadores

Acompanhe a tramitação das proposituras e votações:

www.camarasalto.sp.gov.br/sessoes/votacao-tramitacao-dos-projetos

PROJETOS APRESENTADOS PELA PREFEITURA:

- Projeto de Lei nº 83/2022 – Prefeitura Municipal – Dispõe sobre abertura de crédito adicional no valor de R$ 1.402.027,46 e dá outras providências.

- Projeto de Lei nº 84/2022 – Prefeitura Municipal – Institui o Serviço Voluntário na Estância Turística de Salto e dá outras providências.

PROJETOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:

- Emenda nº 02 Supressiva ao Projeto de Lei nº 79/2022 – Vereador Antônio Cordeiro dos Santos – Suprime os incisos III, XI, XVI, XVIII e XXXV, todos do artigo 1º do Projeto de Lei nº 79 de 28 de Setembro de 2022.

**Na Ordem do Dia, constou a seguinte propositura para ser votada:

- Moção de Protesto nº 06/2022 – Vereador Daniel Fraga Moreira Bertani e demais vereadores – Manifestação da Câmara da Estância Turística de Salto, na data em que se comemora o dia do Rio Tietê, dirigida às autoridades do Estado de São Paulo e das comunidades do Médio Tietê, em razão do aumento das enchentes e da poluição no rio. VOTADA E APROVADA.

**Para a 39ª Sessão Ordinária, a ser realizada na terça-feira (dia 25), às 14h00, foi convocada a seguinte propositura para ser votada:

- Projeto de Lei nº 72/2022 – Vereador Fabio Jorge Rodrigues – Dispõe sobre a presença de “doulas” durante o parto, nas maternidades situadas no município de Salto e dá outras providências.

**Confira na íntegra o vídeo da 38ª Sessão Ordinária de 2022:

TV Web: https://bit.ly/3Tdg0hG

Facebook: https://bit.ly/3MHw7S2