evento CMDM 1

Salto, 08 de março de 2022

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Salto promoveu na tarde de segunda-feira, dia 07, na Câmara de Salto, a Solenidade de Abertura da Semana da Mulher 2022.

evento CMDM 2

Conduzida pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Léa Malaquias Ribeiro – que logo no início apresentou um resumo das ações do conselho –, a reunião teve como mediadora a também conselheira Helena Vetorazzo, que conduziu o debate a partir da temática dos “90 anos do voto feminino” e da importância da participação da mulher na política e na construção de políticas públicas. O cerimonial do encontro ficou a cargo da gestora das Coordenadorias de Políticas Públicas Sociais de Salto, Cecília Vicente Mezzalira da Rocha.

Participaram do evento mulheres que ocupam cargos públicos eletivos, secretárias municipais e presidentes de partidos políticos da cidade. Compareceram as deputadas estaduais Marina Helou e Márcia Lia, a vereadora de Sorocaba Iara Bernardi, as secretárias municipais Adriana Senhora Lourenço (Finanças), Anna Christina Noronha (Educação) e Mércia Falcini (Ação Social e Cidadania) e as presidentes de partidos políticos de Salto: Graziela Costa Leite e Rita Leite Diniz.

evento CMDM 3

Tratando sobre o tema “Os desafios da mulher no poder”, as convidadas destacaram suas trajetórias pessoais, profissionais e políticas, abordaram a importância da conquista do voto feminino e da representatividade feminina na política para a construção da equidade de gênero no país, bem como trataram dos desafios cotidianos para atuação nos espaços de poder tradicionalmente masculinos e como estimular a participação das mulheres no cenário político.

As mulheres que fizeram história passando pela Câmara de Salto como vereadoras também foram lembradas: Marilena Matiuzzi (presente ao evento), Rose Ferrari, Célia Coa, Rosana Costa Pinto e Luzia Vidal.

evento CMDM 4

Ao fim do evento, foram exibidos vídeos das deputadas estaduais Mônica Seixas e Leci Brandão, das deputadas federais Rosana Valle, Sâmia Bonfim e Tabata Amaral, da vereadora de Campinas Mariana Conti e da vereadora de Guarulhos Fernanda Curti, parabenizando o CMDM pela realização do evento.

Também compareceram ao encontro o prefeito Laerte Sonsin, o presidente da Câmara, Cícero Landim, e os vereadores Daniel Bertani, Fabio Jorge, Gideon Tavares e José Benedito de Carvalho “Macaia”.

**Confira na íntegra:

TV Web: https://bit.ly/3Cm7Cop