vereador-ouve-cadeirante-e-encaminha-oficio-ao-executivo

Nesta semana, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou na tarde da última segunda-feira, um ofício ao Prefeito de Salto, Juvenil Cirelli,solicitando atenção para a questão acessibilidade em nosso município. De acordo com Edemilson, o tempo vem passando e nada vem sendo feito conforme a legislação exige. É lamentável que os cadeirantes tenham hora para andar de ônibus, pois nem todos os ônibus oferecem acessibilidade. Para o Vereador é necessária à adequação das vias e passeio público para cadeirantes, idosos, deficientes visuais.

“Na última quinta-feira, 05, recebi nas dependências da Câmara Municipal a jovem Sandra que solicitou atenção para a acessibilidade em nossa cidade. Na sexta-feira acompanhei a rotina da moradora do bairro Salto de São José, que trabalha na empresa Lojas Cem, na Rua Nove de Julho e pude acompanhar sua dificuldade para chegar até o seu trabalho”, contou Edemilson.

Sandra desce todos os dias no ponto da Rua Prudente de Moraes, próximo ao CEC, depois atravessa esta via na faixa de pedestre e segue entre os carros na contramão da José Revel, pois não tem como ir pelas calçadas, pois de nem um lado ou do outro é rebaixado e ainda o piso é irregular, desnivelada, com entulhos, lixo, materiais de construção e até destruídas, além de algumas terem sido construídas irregularmente.

“O que mais prejudica é a falta de consciência da população, tem motoristas que mandam o cadeirante ir para a calçada, mas qual calçada? Se não há rampas de acesso e as construções são inadequadas o jeito é andar com os veículos, correndo risco de acidentes. Salto é considerada uma cidade sem acessibilidade. A Rua Nove de Julho é a única que tem as devidas adaptações, mas a ausência de semáforos para pedestres nesta via tão movimentada é prejudicial aos pedestres sem deficiência. Andar pelas ruas da cidade é um desafio, não só pela limitação dos movimentos dos cadeirantes, mas pelos obstáculos que são colocados no caminho, como guias sem rebaixamento e calçadas esburacadas”, justificou o Vereador.

Segundo o Representante do Legislativo, a Lei de Acessibilidade não vem recendo as devidas atenções, isso é notório pela quantidade de obstáculos existentes e até mesmo pelas dimensões do passeio público. Falta de rebaixamento nas calçadas, entre outros problemas, dificultam o acesso de pedestres no dia a dia, vagas de estacionamento de uso público para veículos, destinadas aos deficientes nas ruas são poucas.