willhes-discute-ações-ambientais

Na tarde desta quinta-feira, o Presidente da Câmara Willhes Gomes da Silva recebeu o secretário do Meio Ambiente, João De Conti Neto, para discutir algumas ações que estão sendo realizadas pela secretaria no município.

Na oportunidade, o Vereador Willhes levou ao conhecimento do secretário algumas reivindicações de munícipes, na questão ambiental e em melhorias que podem ser realizadas na cidade, por meio da secretaria. 

Questionado sobre o Programa “Cidade Limpa”, o secretário informou que está pensando em uma alternativa para a realização de uma ação, mas que não fuja do projeto dos “ecopontos”, uma vez que a logística para recolhimento e descarte principalmente de volumosos como sofás, móveis, colchões e outros reduziria de forma drástica a vida útil do aterro sanitário. Sendo assim, em um curto espaço de tempo não haveria onde descartar todo o volume recolhido em um programa como este, como vem ocorrendo em outras cidades. Ainda, João afirmou que a secretaria vem desenvolvendo ações de conscientização contra o acúmulo de resíduos e contra o descarte irregular deste tipo de material. As autoridades discutiram a possibilidade de implantar um projeto de política reversa em parceria com empresas que produzam ou comercializem os volumosos (como sofás, colchões e móveis). 

Atento à questão da dengue no município, o secretário informou que enviará à Câmara uma proposta para mudança da lei que trata da notificação de proprietários de terrenos. De acordo com o secretário, a medida é para uma autuação mais rápida dos proprietários que não realizam a limpeza e manutenção dos terrenos. Segundo João De Conti, a secretaria está verificando a possibilidade da aquisição de um drone, que será utilizado para fiscalizar as áreas e terrenos de difícil acesso. 

Perguntado pelo Vereador sobre o córrego do Guaraú, o secretário informou que há uma proposta de plantio no entorno do córrego e a realização de um trabalho de colocação de pneus para evitar os deslizamentos nas margens do córrego, sendo que este trabalho está sendo desenvolvido pela secretaria que provavelmente utilizará pneus usados para conter o assoreamento. 

O secretário aproveitou para convidar o Presidente da Câmara para o encontro de divulgação do projeto “Produzindo Água”, que será realizado no próximo dia 10 de março, no auditório do Parque Rocha Moutonnée.