reuniao defesa social 21 02 2024 1

Salto, 22 de fevereiro de 2024

A Câmara de Salto realizou na quarta-feira, dia 21, reunião entre os vereadores e o ex-secretário de Defesa Social, Gilmar Souza dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 491/2023 – de autoria do vereador Gideon Tavares –, o qual traz uma série de questionamentos a respeito do transporte público, como a possibilidade de troca dos ônibus, equipamentos de acessibilidade, implantação de novas linhas, sistema de gratuidade, entre outros assuntos. À época da votação do referido requerimento, em dezembro do ano passado, Gilmar ainda era o titular da pasta de Defesa Social.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, Edival Pereira Rosa “Preto”, e pelo vice-presidente, Daniel Bertani. Também participaram o autor do requerimento, Gideon Tavares, e os vereadores Cícero Landim, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Fabio Jorge, Henrique Balseiros e José Benedito de Carvalho “Macaia”. Compareceram o chefe de Gabinete da Secretaria de Defesa Social, José Roberto Maia; o novo secretário da pasta, Alex Rogério da Silva; e o coordenador da empresa SOU, Miguel Martins.

Respondendo sobre a troca dos ônibus velhos que ainda estão rodando em nossa cidade, para veículos novos com ar-condicionado e equipamentos de acessibilidade, o secretário respondeu que “estão sendo feitos contatos com os diretores da empresa SOU em diversas questões, entre elas a renovação da frota (carros com mais de 10 anos), item este previsto em contrato, onde eles nos posicionaram que o contrato de Salto está na planilha de investimento da nova empresa. Informaram também que adquiriram um lote de mais de 300 veículos novos, e que estão em fase de preparação e adaptação de carroceria, logo após serão encaminhados para adequação do sistema de roleta e bilhetagem e por fim para a pintura e “layout” das cidades que irão recebê-los. Justificou que a demora se dá pelo fato de não haver veículos disponíveis no mercado, em virtude do momento pandêmico que o país e o mundo sofreram”.

reuniao defesa social 21 02 2024 2

Gilmar também afirmou que a fiscalização de manutenção preventiva e corretiva dos ônibus se dá semanalmente ou a cada 15 dias. Disse ainda que, como já informado nas fiscalizações e visitas na garagem da empresa, são verificados os relatórios de manutenção das situações causa/problema/solução, sendo o item elevador de acessibilidade um dos mais cobrados. E falou que, no momento, não há previsão de reformulação das linhas já existentes.

“A demanda vem sendo monitorada diariamente e corrigida nos horários críticos, com adição de carros extras. Quanto à implementação de novas linhas, o estudo é frequente; no entanto, uma nova malha requer um posicionamento diferente no atendimento já existente, por isso a necessidade de avaliar muito bem para não causar mais transtorno do que benefício com uma linha nova ou dissociação de linha já existente”.

O ex-secretário respondeu ainda se existe um acordo entre a empresa de ônibus e a Secretaria de Defesa Social para investimento em novos pontos cobertos por toda a cidade, dizendo que não, pois, com o contrato vigente, os pontos de ônibus e seus abrigos são às expensas do município; logo, qualquer investimento requer o trâmite normal da administração pública.

reuniao defesa social 21 02 2024 3

Outro ponto abordado foi quanto a possíveis multas aplicadas à empresa pelo descumprimento das cláusulas existentes no contrato, ao que o ex-secretário Gilmar respondeu que “o contrato prevê a aplicação de multas e outras sanções, no entanto, o diálogo é o melhor caminho para ambas as partes resolverem inconsistências”.

Ele disse também que não houve qualquer redução no número de ônibus para atendimento aos finais de semana e feriados e que não há informações de que a empresa contratou auditoria no sistema de gratuidade aos domingos e feriados e aos estudantes. “O que existe desde o início do contrato é uma redução de frequência nesses dias em virtude da redução normal da demanda”, acrescentou.

Quanto ao subsídio repassado à empresa SOU, foi informado que já houve o repasse referente ao subsídio de novembro de 2023, programado para 20 de fevereiro deste ano, no valor de R$ 952.748,56; e o valor de R$ 755.576,04, referente a dezembro do ano passado, pago em 09 de fevereiro último.

Por fim, sobre a colocação de veículos extras em horários de maior fluxo de passageiros, foi respondido que, através da análise diária da demanda, em alguns horários críticos foram adicionados ônibus extras para suprir a necessidade pontual.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião em resposta ao Requerimento nº 491/2023:

TV Web: https://abre.ai/iYNq

Facebook: https://abre.ai/iYNu