Premio Camara Meio Ambiente 1 site

Salto, 16 de junho de 2021

Na noite de terça-feira, dia 15, a Câmara da Estância Turística de Salto e a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, realizaram na Sala Palma de Ouro a solenidade de premiação dos trabalhos vencedores do XX Prêmio Câmara de Meio Ambiente, cujo tema em 2021 foi “Covid e Meio Ambiente: Quais os desafios para um planeta mais saudável?”.

Neste ano, 451 trabalhos foram inscritos por alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Salto, nas modalidades Desenho, Cartaz, Texto Dissertativo-Argumentativo, Fotografia e, pela primeira vez, Letra de Música. A modalidade Fotografia foi aberta à participação de todas as pessoas interessadas, sejam elas profissionais ou amadoras. Os premiados receberam um certificado e uma planta simbolizando a conscientização ao meio ambiente.

Premio Camara Meio Ambiente 2 site

A cerimônia foi restrita à participação dos vencedores nas categorias do prêmio e seus acompanhantes, servidores da Secretaria Municipal de Educação, representantes de escolas municipais, estaduais e particulares e membros dos poderes Legislativo e Executivo de Salto – seguindo as diretrizes do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia de Covid-19, com ocupação máxima de 40% da capacidade do local.

No início da solenidade, foi exibido um vídeo com uma seleção dos trabalhos recebidos nesta edição do Prêmio Câmara. Em seguida, os bailarinos Luiz Miranda e Mariana Tancredo, da Faces Ocultas Cia. de Dança, fizeram uma apresentação especialmente criada pelo coreógrafo Arilton Assunção.

Premio Camara Meio Ambiente 3 site

 

As vencedoras na modalidade Desenho foram Gabriela Inocencio Scovino (Cemus VI “Prof.ª Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta”), Ana Clara Oliveira (Escola Estadual “Prof.ª Iracema Pinheiro Franco”) e Vivian Alonso (Colégio Prudente de Moraes).

Gabriela Inocencio Scovino 1

Gabriela Inocencio Scovino 2

Gabriela Inocencio Scovino

 

Ana Clara Oliveira 1

Ana Clara Oliveira 2

Ana Clara Oliveira

 

Vivian Alonso 1

Vivian Alonso 2

Vivian Alonso

 

Na modalidade Cartaz, as vencedoras foram Letícia Proença Antonio (Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida”), Maria Eduarda Guaris Garzon (Colégio Ceunsp) e Lana Eloá Vignoli do Espírito Santo (Escola Estadual “Prof. Paula Santos”).

Leticia Proenca Antonio 1

Leticia Proenca Antonio 2

Letícia Proença Antonio

 

Maria Eduarda Guaris Garzon 1

Maria Eduarda Guaris Garzon 2

Maria Eduarda Guaris Garzon

 

Lana Eloa Vignoli do Espirito Santo 1

Lana Eloa Vignoli do Espirito Santo 2

Lana Eloá Vignoli do Espírito Santo

 

A modalidade Fotografia teve como vencedores Matheus Henrique Pereira (Cemus III “Prof. João Batista César”) e Joana de Souza Lima de Macena (Jardim Santa Cruz).

Matheus Henrique Pereira 1

Matheus Henrique Pereira 2

Matheus Henrique Pereira

 

Joana de Souza Lima de Macena 1

Joana de Souza Lima de Macena 2

Joana de Souza Lima de Macena

 

As vencedoras na modalidade Texto Dissertativo-Argumentativo foram Letícia Keiller de Andrade (Colégio Prudente de Moraes), Pietra da Silva Coltro (Escola Sagrada Família) e Anna Flávia Nunes Oliveira Santos (Colégio Prudente de Moraes). As redações das alunas foram lidas, respectivamente, pelas professoras Débora Santhyago Carvalho, Elaine Lourenço Pereira Ziburis e Ingrid Fernanda Rodrigues.

Leticia Keiller de Andrade

Letícia Keiller de Andrade

 

Pietra da Silva Coltro

Pietra da Silva Coltro

 

Anna Flavia Nunes Oliveira Santos

Anna Flávia Nunes Oliveira Santos

 

Na modalidade Letra de Música, criada especialmente para esta edição do prêmio, o aluno vencedor – Vitor Hugo Nogueira Perdomo (Colégio Anglo) – traduziu em versos e melodia, com extrema sensibilidade, o atual momento em que vivemos. Ele apresentou a canção “Queima meu Coração”, sendo acompanhado na percussão pela pedagoga que trabalha com motricidade musical Rita de Cássia Tomirotte Marques Thexeira, juntamente com a produtora musical e professora de interpretação vocal Camila de Oliveira Mattos, e pelo bailarino da Faces Ocultas Henrique Duarte.

Premio Camara Meio Ambiente 4 site

Vitor Hugo Nogueira Perdomo

Vitor Hugo Nogueira Perdomo

 

O homenageado com o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente, que a cada ano é concedido a uma instituição, entidade, empresa ou profissional que se destaca na defesa do meio ambiente, foi o senhor Antonio Alves Martins.

Há um ano e meio, após o falecimento de sua filha caçula Gabrielle Alves Martins, aos 18 anos de idade, o senhor Antonio começou a cuidar de uma área pública abandonada próxima à sua residência – anteriormente usada para o descarte de lixo, sofás velhos e demais entulhos – e a transformou em uma praça florida e com árvores frutíferas, localizada na Rua Stromboli, no Jardim Santo Inácio. Ele aterrou o espaço, colocou cercas e aos poucos foi plantando flores e mudas de árvores frutíferas, muitas delas recebidas como doações da vizinhança.

Antonio Alves Martins

Antonio Alves Martins nasceu em Monte Azul, norte de Minas Gerais, vive em Salto há 35 anos, é casado com Clemência Fernandes Alves e é pai de Agnaldo, Claudinei e Gabrielle (in memoriam) e avô de cinco netos.

Devido a um compromisso já firmado anteriormente, o senhor Antonio não pôde estar presente na solenidade e foi representado pelo filho Claudinei Alves Martins, pela nora Tatiane Antunes Prado Martins e por sua outra nora Cristina Maria da Rocha Martins.

Claudinei Alves Martins

Claudinei Alves Martins - representando seu pai, Antonio Alves Martins

 

Fizeram uso da palavra durante a cerimônia a secretária de Educação, Anna Noronha Fávaro; o vice-prefeito Edemilson Santos; o presidente da Câmara, Cícero Landim; e o prefeito Laerte Sonsin Júnior.

Também compareceram à solenidade os vereadores Alessandro Dernival da Silva, Daniel Fraga Moreira Bertani, Edival Pereira Rosa “Preto”, Fabio Jorge, Gideon Tavares, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes. E, ainda, os secretários de Meio Ambiente, Oswaldo Antonio Dalla Vecchia; de Cultura, Oséas Singh Júnior; de Obras e Serviços Públicos, Sandro Roberto Stivanelli; e o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Arildo Guadagnini.

Estiveram presentes ainda a dirigente Regional de Ensino da Região de Itu, professora Josimarie Júlio; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Evelize Assunta Padovani; e o presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto, Caio César de Oliveira.