Seminario Despoluicao 1

Salto, 10 de outubro de 2019

Nesta semana, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) promoveu em sua sede, em São Paulo, o seminário “A Despoluição dos Rios”. O evento ocorreu nesta terça-feira, dia 09, e quarta-feira, dia 10.

O vereador Edemilson Pereira dos Santos, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal da Estância Turística de Salto, esteve no primeiro dia participando do evento, acompanhado do presidente da Associação das Indústrias de Salto, Thiago Isola, representando a cidade de Salto nessa luta, para a integração das políticas públicas e debater a poluição dos rios que cortam a maior metrópole da América Latina, os rios Pinheiros e Tietê.

Seminario Despoluicao 2

“Representamos nossa querida cidade de Salto nessa luta, para a integração das políticas públicas para avançarmos e termos resultados concretos de despoluição dos rios. Necessitamos de engajamento da população, Governo do Estado e todos os prefeitos das cidades da Bacia do Alto e Médio Tietê, eficiência na coleta e tratamento do esgoto, campanhas de educação sanitária, além de responsabilização judicial dos gestores executivos em suas omissões. É preciso a união de todos, pois a solução do problema é técnica, mas somente ocorrerá se houver um grande arranjo político e social”, finaliza o vereador Edemilson.

Conforme divulgado pela FIESP, a poluição dos rios Pinheiros e Tietê é resultado direto do lançamento de esgotos domésticos sem o adequado tratamento. Após mais de 30 anos de inúmeros projetos de despoluição desses rios, que envolveram mais de três bilhões de dólares, a sociedade continua convivendo com os rios altamente degradados.

Seminario Despoluicao 3

O evento teve o objetivo de promover um debate sobre a necessidade da melhoria da qualidade dos rios, abrangendo desde o planejamento de médio e longo prazo, a necessidade de investimentos, a integração das políticas públicas nos seus diferentes níveis de atuação, bem como um olhar sobre o passado, buscando não repetir os mesmos equívocos para avançarmos e termos resultados concretos de despoluição dos rios.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.