Edemilson Santos

Salto, 10 de outubro de 2019

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal da Estância Turística de Salto, vereador Edemilson Pereira dos Santos, solicitou a intervenção da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) no início da noite de quarta-feira, dia 09, quando a cidade foi acobertada por um forte odor de óleos lubrificantes.

Na manhã de quinta-feira, dia 10, o edil também acionou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), expôs as ocorrências e solicitou providências.

O pedido para os setores – tanto do governo estadual quando do federal – é a fiscalização do cheiro forte que atinge quase toda a cidade de Salto, quase que semanalmente. Essa situação ocorre, principalmente, no final de tarde, a partir das 16h, permanecendo até por volta das 22h.

O vereador já esteve reunido com a diretoria da Cetesb em Jundiaí e Itu, em outras ocasiões, juntamente com os vereadores Cícero Granjeiro Landim e Márcio Conrado, solicitando o apoio nessa questão que persiste e voltou a incomodar a população saltense com o odor que causa náuseas, é insuportável e tem gerado reclamações dos moradores.

Conforme tratativas junto à Cetesb há um período, foi identificado que o cheiro forte vinha de uma empresa do município de Itu, na divisa com Cabreúva. Sendo assim, foi solicitada nova averiguação, pois esse cheiro pode ter a mesma origem.

“Lembrando que da solicitação anterior destes vereadores surgiu o documento feito pela fiscalização da Cetesb de Itu (delegada para as vistorias) de número 60/2018 CJI. Quem transita pela rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, altura do km 94, Pedregulho, Itu, confirma que o cheiro é similar ao sentido no ar de Salto. Portanto, seria importante uma fiscalização com equipamento técnico, visto que na primeira visita dos técnicos foi lavrado o AIIPA”, destacou.

*Com foto e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.