Vereadores recebem resposta da CETESB sobre denúncia do forte odor que ocorreu em Salto

Cetesb responde à denuncia feita pelos vereadores

Salto, 20 de agosto de 2018

Após denúncia feita pelos vereadores os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado, Cícero Granjeiro Landim, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz” a respeito do forte odor que acometeu a cidade de Salto no mês de julho, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) encaminhou resposta prestando esclarecimentos sobre o assunto.

Na ocasião, os vereadores solicitaram que fosse apurado eventual impacto ambiental por empresas de Salto, Itu e Cabreúva, que trabalham com óleos lubrificantes e graxos para segmentos industriais e automotivos e serviço de refino de óleos.

Desta maneira, por meio da Informação Técnica nº 060/2018, o gerente da Agência Ambiental de Itu, Dirceu Micheli, destacou que a fiscalização da CETESB/Itu foi direcionada para a fonte de poluição instalada em Itu e alvo de reclamações de cidadãos que transitam pela Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto – Km 94. E, após vistoria nas imediações e instalações de uma empresa de lubrificantes, foi constatado que na fase de filtração de óleo lubrificante, por meio de filtro prensa, havia emissão de material particulado (fumaça) com odor característico de óleo lubrificante usado, não se assemelhando ao odor de gás denunciado pelos moradores de Salto.

Segundo esclareceu o órgão ambiental, com o objetivo de melhorar as condições ambientais e o bem-estar público, foi lavrado AIIPA (Auto de Imposição de Penalidade de Advertência) com exigência técnica para a empresa implantar naquela etapa de produção um sistema de controle de poluição, visando à captação e retenção dos poluentes que eventualmente posam ocasionar incômodos à população.

Para finalizar, o documento da CETESB reforça que manterá rotina de vistoria junto ao empreendimento e vai acompanhar as ações de controle implementadas e, consequentemente, a melhoria das condições ambientais.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.