reuniao-Vereadores-Saúde-15-08-2018 2

Salto, 16 de agosto de 2018

Nesta quarta-feira, dia 15, foi realizada na Câmara de Salto a reunião entre os vereadores e o secretário de Saúde, Flávio Vitale – que estava acompanhado do prefeito de Salto, Geraldo Garcia; o secretário de Governo, Gilmar Mazetto e do secretário de Meio Ambiente, César Piva.

O encontro aconteceu em atendimento ao ofício nº 300/2018 da Prefeitura de Salto, o qual solicitava data para o comparecimento do secretário de Saúde à Casa de Leis, tendo como objetivo esclarecer assuntos de interesse público, em especial sobre o Consórcio da Saúde, a febre maculosa, equipamentos e investimentos.

Vale ressaltar que, em 2018, foram apresentados requerimentos de vereadores requisitando a presença do secretário de Saúde para prestar esclarecimentos sobre as demandas desta área. No entanto, após votações em plenário, as proposituras não foram aprovadas.

Consórcio - Inicialmente, o prefeito Geraldo Garcia explicou que o Consórcio Intermunicipal de Saúde entre os municípios de Salto, Porto Feliz e Itu não possui recursos em caixa e adiantou que o prefeito de Porto Feliz encaminhou documento informando a sua retirada. Na próxima semana, está marcada uma reunião para definir a situação, que provavelmente apontará a inviabilidade de se continuar o consórcio apenas com as outras duas cidades.

reuniao-Vereadores-Saúde-15-08-2018 3

Febre Maculosa – O secretário de Saúde salientou que são realizadas ações pelos departamentos de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica para prevenção e orientação da comunidade de forma geral. Em sua fala, destacou que existem dificuldades para se fazer o controle das capivaras (principais hospedeiros) e do carrapato-estrela (transmissor da doença). No caso das capivaras, são protegidas por lei e não podem ser caçadas ou manejadas. Com relação aos carrapatos, uma das alternativas que podem ser colocadas em prática é o controle biológico por meio de um fungo. “Os trabalhos são experimentais, já fomos para a USP, a Esalq, Unicamp e agora no Instituto Biológico, colhendo várias informações para poder tentar minimizar o problema”. Ainda foram explicadas as demais medidas adotadas, como a colocação de placas avisando sobre a presença do carrapato-estrela em várias regiões onde há circulação de capivaras; visitas dos agentes de controle de endemias complementando as informações; distribuição de folders nas unidades básicas de saúde e comércio. Além disso, são feitas coletas frequentemente para verificar se os carrapatos estão contaminados; a manutenção dos parques com capinação do mato; e ainda trabalho de visitas e reuniões em bairros, condomínios e empresas conforme solicitação dos munícipes.

Estratégia Saúde da Família – O secretário de Saúde disse que para implantar este programa tem que ter um investimento, sendo que já foi programado e há o projeto de implantação na região do CECAP com pelo menos três equipes de ‘Estratégia Saúde da Família’, porém ainda não tem data definida para que isto se efetive.

reuniao-Vereadores-Saúde-15-08-2018 4

Lista de Espera Segundo Vitale, atualmente, a Prefeitura não possui ferramentas para que haja a plena execução do que demanda a Lei nº 3653/2016 – a qual dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação em site oficial das listas dos pacientes que aguardam consultas, exames e intervenções cirúrgicas - pois precisam ser tomadas providências no setor de informática.

Farmácias – O secretário de Saúde ponderou sobre as dificuldades envolvendo questões de recursos humanos e legais para a contratação de novos farmacêuticos. Inclusive, esclareceu que foi feita parceira com o Ceunsp para que forneça estagiários, visando o melhor atendimento à população.

Em cerca de cinco horas, foram diversos questionamentos feitos pelos vereadores e todos prontamente respondidos pelos secretários e servidores da Prefeitura que estiveram presentes para colaborar com o andamento da reunião.

O encontro foi conduzido pelo presidente Luiz Carlos Batista e contou com a presença dos vereadoresEdemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado, Cícero Granjeiro Landim, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Celso Charnoski “Alemão”, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Alexandre Martins “Xandão”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Álvaro Pacheco, Vinícius Saudino de Moraes, Clodoaldo Martins, Roberto Natalino Silveira, Antônio Cordeiro dos Santos, Ezequiel de Souza Damasceno e Nilson Benedito da Silva “Neguinho”.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Jesuíno Dutra; a diretora médica, Rosana Costa Pinto; o diretor médico do Hospital São Camilo, Renato Cassani, além de servidores das secretarias de Meio Ambiente e Saúde.

Confira na íntegra o vídeo da Reunião com o Secretário da Saúde.