Álvaro solicita que Prefeitura informe quais as práticas de incentivo à amamentação existentes no município

alvaro-28-sessao

Salto, 15 de agosto de 2018

Na 28ª Reunião Ordinária de 2018, realizada na terça-feira, dia 14, na Câmara da Estância Turística de Salto, o vereador Álvaro Pacheco, pelo Requerimento nº 284/2018, questionou a Prefeitura de Salto sobre assuntos relacionados à amamentação, como quais práticas são utilizadas pela Secretaria da Saúde para incentivar a amamentação e se existe alguma campanha para incentivar a doação de leite materno. Segundo destaca o texto da propositura, o leite materno é importante para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, sendo esta orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. A doação do leite materno também é de grande importância, uma vez que é utilizado para amamentar prematuros e recém-nascidos, que não podem ser amamentados pelas mães.

Já com o Requerimento nº 283/2018, pediu que a Prefeitura informe qual a taxa de natalidade do Hospital Municipal; qual procedimento adotado pelo Hospital no caso de aborto espontâneo ou provocado; qual o profissional responsável por fazer a curetagem no caso de aborto espontâneo; qual a média de curetagem feita nesse ano e, nos casos de aborto permitidos por lei, qual a taxa destes no município.

28-sessao-ordinaria

Confira as Indicações e os Requerimentos encaminhados pelos vereadores:

Alexandre Martins “Xandão” – Com o Requerimento nº 282/2018 solicitou que a Prefeitura de Salto preste informações sobre as melhorias na rua José de Almeida Teixeira Filho, na Vila Teixeira, trecho compreendido entre as Ruas Rui Barbosa e Avenida Dom Pedro II, conforme solicitado na Indicação nº 388/2017. Por meio da Indicação nº 269/2018 pediu que seja feita a colocação de placa “Pare” na rua John Kennedy, próximo à esquina com a Rua Maestro Mauro Fabri, sentido bairro-centro. Pela Indicação nº 270/2018 requisaitou a implantação de mais um contêiner de lixo na esquina das ruas Guatemala e Marechal Deodoro, no Jardim das Nações.

Antônio Cordeiro dos Santos – Através do Requerimento nº 288/2018 solicitou informações sobre o motivo da paralização das obras do campo de futebol do Jardim Marília e o que falta para ser concluído; e quais os valores que a Prefeitura teria que investir para que os times de futebol da região e da comunidade possam fazer uso do campo do bairro, implantado pela Eucatex. Com o Requerimento nº 289/2018 – de autoria conjunta com os vereadores Divaldo Aparecido dos Santos e Alexandre Martins - solicitou o comparecimento do Secretário de Saúde, Dr. Flávio Francisco Vitale Filho, para esclarecer assuntos relacionados à saúde, como morte de pessoas por Febre Maculosa, Programa Estratégia Saúde da Família da Clínica de Saúde do bairro CECAP e Jardim Marília e construção da nova clínica de Saúde dos bairros São Pedro e São Paulo e Salto de São José. Os autores deste requerimento solicitaram a retirada da propositura, desta maneira o requerimento não foi votado.

Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Por meio do Requerimento nº 291/2018 solicitou informações à Prefeitura de Salto sobre a previsão de quando será consertado o telhado do Cemus VII “Profª Maria Jesuína Nascimento de Moraes”; se existe a possibilidade de consertar o alambrado da quadra e realizar a pintura da escola. Com a Indicação nº 272/2018, solicitou a instalação de faixas de pedestres na Rua Cuiabá, próximo à entrada do supermercado Pague Menos, localizado na Vila Roma. Já com a Indicação nº 273/2018, requisitou o recapeamento asfáltico da rua Estado do Rio Grande do Sul, em toda sua extensão, no Bairro São Pedro e São Paulo.

Edemilson Pereira dos Santos – Através do Requerimento nº 286/2018 – de autoria conjunta com o vereador Márcio Conrado – solicitou que a Prefeitura informe se o Reservatório ou Caixa D’agua tipo “taça coluna seca" instalado no final da rua Melvin Jones, no Bairro Santo Inácio, tem previsão para funcionar no local , qual o motivo que está inutilizado e a capacidade de litros que cabem no reservatório, pois está se deteriorando a cada dia, por falta de adequações e interesse para o devido funcionamento. Já com o Requerimento nº 287/2018, questionou a Prefeitura sobre quando serão retomadas as obras do Trem Republicano, conforme afirmado na Assembleia Geral Ordinária de 2018 do Citrem (Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano-Itu/Salto), onde foram assinados aditivos de convênios em fevereiro deste ano, para repasse de verbas do DADE/Salto nº 133/2013 e convênio Dade/Itu nº 103/2013, porém até o momento não houve nenhuma movimentação; também questionando qual o motivo dessa lentidão para retomada das obras e quais são os empecilhos para esta obra ser concluída.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Com a Indicação nº 275/2018, solicitou que a Prefeitura faça a instalação de uma lombada na rua Sorocaba, na altura do nº 159, no Jardim Marília. Já pela Indicação nº 276/2018, requisitou o tamponamento dos buracos no Jardim Santa Cruz, especialmente na rua Padre Oliveira Rolim. Através da Indicação nº 277/2018, pediu que seja feito o serviço de capinação e limpeza na rua João Jabour, no Jardim União.

Márcio Conrado – Pela Indicação nº 274/2018, solicitou que a Prefeitura proceda a construção de passeio público na Estrada do Lageado, no trecho a partir do Córrego do Ajudante até o acesso à rodovia SP-75.

Otávio José Castanha Miralhes – Pelo Requerimento nº 285/2018 pediu que a Prefeitura informe sobre a possibilidade de uma técnica de enfermagem concursada, que concluiu o Curso Superior de Enfermagem, seja promovida a enfermeira sem prestar concurso novamente. Através da Indicação nº 271/2018 requisitou a implantação de mão única na rua Luís Dias da Silva, na Vila Teixeira.

Vinícius Saudino de Moraes – Com o Requerimento nº 290/2018 – de autoria conjunta com o vereador Álvaro Pacheco e Luiz Carlos Batista “Luizão” – concedeu Votos de Congratulações e Louvor à Associação de Educação do Homem do Amanhã “Guardinha” pelo trabalho oferecido à comunidade saltense. O Requerimento, sujeito à deliberação do Plenário, foi votado e aprovado.

PROJETOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:

- Projeto de Lei nº 033/2018 – Vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Dr. Marcio Conrado, Cícero Granjeiro Landim, José Benedito de Carvalho e Celso Charnoski – Dispõe sobre a Lei Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal da Estância Turística de Salto.

**Para a 29ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 21, não foi convocado nenhum projeto para discussão e votação.

Confira na íntegra o vídeo da 28ª Sessão Ordinária de 2018.