Edemilson-Cicero-pesqueiro-1

Salto, 10 de maio de 2017

Os vereadores Edemilson Pereira dos Santos e Cícero Granjeiro Landim encaminharam, nesta semana, ofício à promotora de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Salto, Dra. Luciana de Fátima Carboni Rodrigues Abramovitch, com cópia enviada ao secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Guatta Candiotto, solicitando intervenção para apurar irregularidades de crime ambiental que está afetando o Pesqueiro Recanto do Tambaqui, localizado na Avenida Dos Trabalhadores, nº 251, nas proximidades da empresa Eucatex.

“Conforme as fotos mostram, as águas passaram a ter uma cor verde-musgo fluorescente, turbidez muito forte, e há alguns anos impossibilitaram a continuidade das atividades de pesca e lazer no local. A cor verde está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente, porém, neste caso, é a água poluída. Estive visitando o local no último sábado, dia 06 de maio, acompanhado do proprietário do local, Sr. Pedro Umberto Turqui Piva, que pediu a interferência do Legislativo saltense. Através deste documento, solicitamos a intervenção deste conceituado órgão para ajudar a apurar as devidas causas”, explicaram.

Edemilson-Cicero-pesqueiro-2

Segundo Pedro Piva, desde que a empresa Eucatex ampliou sua produção, o lago começou a ser atingido, e esse é o resultado do pó que sai da empresa e atinge sua propriedade e os bairros vizinhos. “É preciso que este órgão e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apurem as devidas causas. Esse tanque foi construído na década de 1980, após a intervenção de uma empresa instalada naquela época e desativada na década de 2000, onde foi retirada terra e areia, começou a aflorar água em toda a sua extensão e formou o belo lago que permanece de maneira esplêndida, porém com um péssimo visual”, ressaltaram os representantes do Legislativo saltense.

De acordo com os vereadores, há muitos anos essa situação persiste e é necessário que sejam identificado os problemas, com análise dos principais problemas ambientais que impactam na pesca e dificultam a viabilidade socioeconômica da propriedade, além de provocar, direta ou indiretamente, danos à vida aquática e às aves, além de ameaça à saúde humana.

Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.