vazamento de esgoto 1

Salto, 07 de abril de 2016

Na semana passada, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou ofício ao promotor de Justiça da 3ª Vara da Comarca de Salto, João José Rodrigues Neto, solicitando que intervenha junto ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para que seja cessado o crime ambiental que ocorre no Córrego do Ajudante por cerca de dois meses.

“Venho apontando o rompimento de tubulação de esgoto da região do Jardim Porto Seguro, Jardim Independência e nas proximidades da Rodoviária de Salto e a Administração Pública não toma providências. Já levei ao conhecimento da CETESB e nada foi resolvido. Um verdadeiro descaso ambiental e o mais lamentável é a omissão da Autarquia SAAE que conhece o caso, e ao invés de promover a proteção ambiental e preservação do leito e das várias espécies da fauna local, simplesmente nada faz”, disse o vereador.

vazamento de esgoto 3

De acordo com Edemilson, a população tem se manifestado com relação ao mau cheiro muito forte que fica espalhado no ar, deixando moradores da região indignados e doentes. “A taxa de cobrança de esgoto dos bairros Porto Seguro, Independência, Vila Romão, Santa Lúcia, Santo Inácio, Santo Antônio, Jardim Jomar, Vila Flora, Vila Progresso, Jardim Maria José, deveria ser suspensa, afinal o Código de Defesa do Consumidor tipifica como crime contra a economia popular a cobrança por um serviço que não é integralmente prestado e neste caso é nítido o lançamento do ‘esgoto cru’ no Córrego do Ajudante, depois no Rio Tietê”, esclareceu.

Outros pontos da cidade com problemas de esgoto

Segundo o vereador Edemilson, na rua Jordânia, localizada no bairro Jardim das Nações, a rede de esgoto encontra-se transbordando há meses, sem qualquer atenção por parte do SAAE.

Já no bairro Santa Marta, de acordo com o documento do vereador, existe um ponto que o esgoto está jorrando há meses, próximo à linha férrea da Fepasa, com acesso pela rua Álvaro da Costa. “Um cidadão que mora embaixo da ponte disse que o crime ambiental persiste há três meses. O esgoto escorre para uma nascente e infelizmente acaba poluindo o curso de um importante canal que nasce dentro do nosso município. Estes dejetos in natura, sem nenhum tipo de tratamento, que além de poluídos, estão causando deterioração do local”, salientou o vereador.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.