Salto, 04 de abril de 2016

No domingo, dia 03, os vereadores da Câmara de Salto estiveram reunidos para a 3ª Sessão Extraordinária de 2016, porém a sessão foi suspensa e será retomada na segunda-feira (dia 04). A reunião foi convocada para a votação de dois projetos de lei, sendo eles:

PROJETO DE LEI Nº 030/2016 – Cria o Adicional de Representação dos Procuradores Municipais (correspondente ao percentual de 50% (cinquenta por cento) incidente sobre o vencimento básico do cargo de Procurador Municipal).

PROJETO DE LEI Nº 033/2016 – Procede a alterações na estrutura administrativa do SAAE Salto, estabelecida pela Lei nº 2.813/2007 e alterações posteriores, cria e extingue órgãos, cargos e empregos e dá outras providências.

Na plateia do plenário estavam dezenas de cidadãos que, durante a sessão, manifestaram-se por várias vezes. Na ocasião, também foram apresentadas emendas - referentes aos dois projetos - assinadas por um grupo de vereadores e, na sequência, a sessão foi interrompida para que a Comissão de Justiça e Redação e o Jurídico da Casa de Leis pudessem se reunir para analisa-las e dar os pareceres.

A sessão foi retomada e a emenda referente ao Projeto de Lei nº 030/2016 foi votada, tendo sido reprovada pela maioria dos vereadores. Por várias vezes, a sessão foi retomada e interrompida. O presidente buscou alternativas para acalmar os ânimos e se reuniu com três pessoas que estavam entre os populares para tentar dar sequência na sessão. Porém, as manifestações continuaram e o presidente da Câmara, Willhes Gomes da Silva, reuniu-se com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e vereadores representantes da situação e oposição, e suspendeu a sessão para tentar manter a ordem e a segurança de todos os presentes. A sessão foi suspensa sem ter ocorrido a votação de nenhum dos dois projetos que constavam na Ordem do Dia.

O presidente da Câmara informou que a sessão será retomada na segunda-feira (dia 04), às 15 horas.