Escola Leonor - 8º ano A 2

Salto, 18 de março de 2016

Na tarde de quinta-feira, dia 17, a Câmara da Estância Turística de Salto recebeu a visita dos alunos da E.E. “Profª Leonor Fernandes da Silva”. Na oportunidade, todos foram recepcionados no plenário pelo presidente da Casa de Leis, Willhes Gomes da Silva.

Os estudantes do 8º ano A do Ensino Fundamental estavam acompanhados pela professora de História, Anésia da Silva Gusmão Estanislau, que explicou estar tratando em sala de aula sobre o Iluminismo e a divisão dos Três Poderes abordada pelo pensador francês Montesquieu. “Trazemos os alunos para que possam ter um contato mais próximo com o Legislativo e compreendam melhor o seu funcionamento”, disse a professora.

Em uma conversa bastante direta e informal com os alunos, Willhes respondeu às perguntas feitas por todos os presentes. Na ocasião, aproveitou para explicar sobre o papel do presidente da Câmara; as condições necessárias para que uma pessoa possa ser candidato a vereador; falou da diferença entre subsídios e salários, sendo que os vereadores têm subsídios – nos quais não contemplam certos benefícios, como férias, FGTS e décimo terceiro salário. Também foi abordada a questão de os Três Poderes serem autônomos e a importância de caminharem sempre de forma harmônica. O presidente ainda esclareceu as dúvidas com relação aos projetos de leis, sendo que não devem ter custo para a administração pública. Sobre a participação popular, ressaltou que todo cidadão pode ajudar o Legislativo, estando presente nas sessões ou mesmo através de contato direto com os vereadores, sempre buscando compreender as responsabilidades e competências da Casa de Leis.

Para encerrar o encontro, cada aluno recebeu um exemplar da cartilha educativa “O Legislativo nas Escolas”, que busca levar informações e contribuir com a educação moral dos jovens. Na sequência, o presidente acompanhou os estudantes pelas dependências da Câmara. O vereador agradeceu pela presença dos alunos na Câmara e colocou-se à disposição para sempre recebê-los.

Escola Leonor - 8º ano D 3

Mais visitantes na Câmara

Já na tarde do dia 18, sexta-feira, foi a vez de os alunos do 8º ano D do Ensino Fundamental da escola “Profª Leonor Fernandes da Silva” visitarem a Câmara, e eles também foram monitorados pela professora Anésia da Silva Gusmão Estanislau.