Edemilson-DER1

Salto, 18 de março de 2016

O vereador Edemilson Pereira dos Santos esteve reunido nesta quinta-feira, dia 17, com o diretor regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) de Itapetininga, engenheiro Alfredo Moreira de Souza Neto, e aproveitou a oportunidade para entregar a ele dois ofícios. Num dos documentos, o vereador pede um estudo técnico para que seja ampliado o mais breve possível o guarda-corpo da ponte sobre o rio Tietê que liga a rodovia Convenção, principal acesso de saída e entrada de Salto, visando garantir mais segurança para os pedestres, que diariamente utilizam a ponte para as travessias.

“É necessária a implantação de defensas metálicas ou estruturas para proteger os pedestres em cima desta ponte. As barreiras funcionam como atenuadores do choque dos veículos, tendo como finalidade promover seu retorno à pista da maneira mais natural possível. A situação atual preocupa os pedestres, e esta Casa de Leis tem sido alvo de cobranças há muitos anos para a implantação de uma grade na borda externa da ponte em toda a sua extensão, em ambos os lados”, explicou Edemilson.

Edemilson-DER2

O ofício destaca que a ponte possui uma estrutura de proteção com 80cm de altura em seu guarda-corpo, que não é alto o suficiente para os transeuntes, que muitas das vezes se apoiam na beiral, devido ao grande trânsito e à pequena calçada existente, até mesmo para tirar fotos do rio ou da Ponte Estaiada, em construção ao lado. “A altura do guarda-corpo não está dentro das normas de segurança para um projeto de engenharia desta envergadura. É necessária uma nova estrutura para maior segurança dos pedestres”, ressaltou.

“Estas melhorias oferecem benefícios e segurança a centenas de pedestres que utilizam para ir ao trabalho, escolas, faculdade e visitação neste ponto turístico. Este passeio deve ser protegido, tanto quanto possível, por barreiras e guarda-corpos, pois os pedestres não devem ser forçados ao incômodo. É comum que pontes e viadutos executados algumas décadas atrás não disponham de proteções adequadas, porém este dispositivo de segurança demanda atenção com urgência, pois tem aumentado o fluxo de turistas para apreciar a Ponte Estaiada, e a preocupação desta Casa de Leis é com a segurança e o bem-estar da nossa comunidade. A altura mínima dos guarda-corpos prevista pelo Corpo de Bombeiros é de 1,10m, que é a altura do peitoril de uma janela”, enfatizou.

Edemilson-DER3

O vereador Edemilson também falou com o diretor regional do DER sobre placas de sinalização quebradas e desbarrancamento sobre a ciclovia existente na rodovia Convenção, pedindo a atenção do engenheiro Alfredo para a manutenção e limpeza periódicas desses locais, bem como tratou das obras da Ponte Estaiada, no que diz respeito a como vai ficar o trânsito nos dois sentidos após sua inauguração.

Edemilson-DER4

No outro ofício, Edemilson solicita o mais breve possível a instalação de novas defensas metálicas na avenida Nove de Julho, no trecho de responsabilidade do DER, pois a estrutura está amassada e quebrada. Já na rodovia Rocha Moutonnée, nas proximidades de uma cerâmica e do Parque Rocha Moutonnée, também são necessárias as substituições das antigas defensas metálicas (guard rails) no trecho da avenida, pois estão em estado precário, devido aos acidentes no local.

Edemilson-DER5

“Em ambos os trechos de responsabilidade do DER, as estruturas estão oferecendo perigo aos pedestres e moradores das proximidades, pois não têm capacidade de impedir acidentes, e a preocupação maior é com a segurança, tendo em vista o grande número de veículos que utilizam diariamente estas vias de acesso à cidade de Salto e às principais rodovias da região”, concluiu o representante do Legislativo saltense.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.