IMG 9582

Salto, 11 de março de 2016

Na manhã desta quinta-feira, dia 10, os alunos da escola Sagrada Família visitaram a Câmara da Estância Turística de Salto. Na ocasião, todos os presentes foram recepcionados no plenário pelo presidente da Casa de Leis, Willhes Gomes da Silva.

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental estavam acompanhados pela professora de Espanhol, Marília Gabriela Paulino, e os do 3º ano do Ensino Médio com o professor de Sociologia e Filosofia, Cássio Donizete Marques.

De acordo com o professor Cássio, os seus alunos têm discutido em sala de aula sobre a questão do Poder, especificamente o poder político. Desta maneira, a visita à Câmara tem como objetivo fazê-los compreender melhor a dimensão política relacionada ao Legislativo.

Segundo a professora Marília Gabriela, os estudantes estão preparando na escola uma candidatura e terão que formar partido e definir prefeito e vereadores, fazendo uma proposta sobre a educação, que poderá ser aplicada na própria escola. Por isso, esta vinda à Casa de Leis é importante para que os jovens possam compreender o funcionamento da Câmara e o trabalho dos vereadores.

Na ocasião, alunos e professores tiveram a oportunidade de ter um diálogo aberto com o representante do Poder Legislativo Saltense. Todos os questionamentos foram respondidos pelo presidente da Casa, que explicou sobre como funciona a Câmara, as funções do Legislativo e as suas formas de atuação, as competências dos vereadores e os trâmites que envolvem os projetos de leis.

IMG 9493

Os estudantes também demostraram grande interesse pelo cenário político e econômico do munícipio e do país, abordando em suas perguntas assuntos como os projetos que tratam dos subsídios do prefeito de Salto e os salários dos secretários; a remuneração dos professores, além de pedirem explicações sobre aplicação e distribuição das verbas municipais.

Na conversa com os estudantes, o vereador aproveitou para esclarecer a questão orçamentária do município e a importância de se fazer uma Reforma Política, apontando algumas mudanças que precisam ser feitas. Ao final do encontro, foi entregue para cada aluno um exemplar da cartilha educativa “O Legislativo nas Escolas”, que busca levar informações e contribuir com a educação moral dos jovens. Em seguida, o presidente acompanhou os estudantes pelas dependências da Câmara e mostrou a sala da Administração e os gabinetes dos vereadores e da presidência. “Estamos sempre abertos para recebê-los e com estes encontros buscamos despertar o interesse político destes jovens estudantes”, destacou Willhes.