IMG 6628

Salto, 03 de março de 2016

Na quinta-feira, dia 03, no gabinete da presidência da Câmara de Salto, foi realizada reunião entre os vereadores e representantes da empresa SialDrill Engenharia e Construções e do SAAE (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente).

Na ocasião, estiveram presentes os veredores: Willhes Gomes da Silva, Agnaldo Ribeiro Soares “Guina”, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Edemilson Pereira dos Santos, Icrenildo Jesus Martins “Lampião” e José Solano de Oliveira “Zezinho Cabeleireiro”, além do diretor da SialDrill  empresa contratada para realizar o serviço de instalação da nova rede de abastecimento de água da região central de Salto, com a substituição de tubulação e ramais  e o superintendente do SAAE, Paulo Takeyama.

A reunião foi marcada atendendo a requerimentos e ofícios enviados pelos vereadores, solicitando obter esclarecimentos sobre a questão dos vazamentos e tamponamentos de buracos feitos nas calçadas após o trabalho de troca das tubulações e pedindo uma avaliação da situação dos passeios públicos das ruas e avenidas do centro, enfatizando a necessidade de melhorar o acabamento das superfícies que foram removidas devido às manutenções feitas na rede de abastecimento de água.

Para a realização do serviço, foi preciso fazer a perfuração das calçadas para a colocação dos novos tubos, tendo a obra feito a substituição de 16,4 quilômetros de rede. Porém, segundo os vereadores, o trabalho feito pela empresa vem criando transtornos não somente aos moradores, e também aos pedestres, uma vez que em alguns locais não foi feita a reposição correta dos revestimentos e pisos originais, e em certos casos a calçada não ficou nivelada.

IMG 6625

O superintendente do SAAE esclareceu que no contrato feito com a SialDrill consta que a empresa deveria realizar o serviço e deixar as calçadas em condições de varrição e com o tamponamento feito com concreto. Porém, reconheceu que houve uma deficiência no contrato com relação a esta questão, e a autarquia vai buscar corrigir isto nas próximas contratações.

Os vereadores também fizeram apontamentos referentes à deficiência da fiscalização dos serviços executados. O superintendente do SAAE admitiu que, de fato, existe uma falha na fiscalização e isto pode ter ocasionado alguns problemas, mas ressaltou que a autarquia objetiva fazer sempre o melhor trabalho e buscar os melhores parceiros para a realização dos serviços.

Segundo o diretor da SialDrill, já foi feito o serviço em todas as calçadas previstas no contrato e, se houve falhas, elas serão corrigidas. “Todas as reclamações pós-obra que chegarem à empresa serão resolvidas”, enfatizou. Ainda de acordo com o representante da empresa, um RVC (Relatório de Vistoria Conjunta) será feito, juntamente com o SAAE, e todos os apontamentos feitos pelos vereadores, como os vazamentos e calçadas que ficaram rebaixadas, serão verificados. A estimativa é que a vistoria seja feita na próxima semana, resultando em um relatório e se forem encontradas incoerências serão corrigidas.

Para finalizar, o presidente da Câmara enfatizou a importância de esta vistoria ser feita o mais breve possível e solicitou que o documento seja encaminhado à Casa para que os vereadores possam analisar e acompanhar o andamento do assunto.