Edemilson-medicamentos-vencidos2

Salto, 03 de março de 2016

O vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou, nesta semana, um ofício ao prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, solicitando que seja realizada uma vistoria geral nos postos e clínicas de saúde de Salto. “Na última sexta feira, uma paciente retirou medicamento vencido na unidade do Jardim Marília. Esse flagrante configura crime contra a saúde pública e o senhor poderá ser responsabilizado judicialmente pela prática de crime de responsabilidade ou de ato de improbidade administrativa, por permitir que medicamentos vencidos ou prestes a vencer sejam distribuídos à população, pois isto é colocar em risco iminente os pacientes”, destacou Edemilson.

O vereador relata que uma cidadã sempre retirou o medicamento Levotiroxina no Posto de Saúde do bairro Nossa Senhora do Monte Serrat (Cecap), porém na última semana ela o retirou no Posto de Saúde do Jardim Marília, devido à farmácia do posto do Cecap estar fechada para reforma. “A paciente usa o Levotiroxina 150mg, e, como não tinha, foram entregues a ela duas caixas, sendo uma de 50 mg e outra de 100mg. Ela tomava Levotiroxina 200mg, que foi reduzido pelo médico na última consulta. A principal e quase exclusiva indicação deste medicamento é para o hipotireoidismo, e ele também é usado como tratamento complementar para alguns tipos de câncer da tireoide”, explicou o representante do Legislativo saltense.

Edemilson-medicamentos-vencidos1

No ofício consta que a descoberta do medicamento vencido só foi feita no último sábado, dia 27, quando o esposo da paciente estava olhando para a embalagem e observou o prazo de validade vencido. “Ela afirma que a responsável pela distribuição coloca o medicamento em um saquinho e que, ao recebê-lo, ela o guardou na bolsa e foi para casa. Ela afirmou que tinha várias pessoas retirando remédios em sua frente e, por esse motivo, nem se atentou para observar. Portanto, senhor prefeito, solicito que o setor responsável faça contato com a cidadã e faça a substituição do medicamento”, ressaltou Edemilson no ofício.

“É inadmissível a distribuição de medicamentos vencidos, pois, além do mau uso de recursos públicos, é um erro grave que coloca em risco a saúde de uma pessoa. O medicamento vencido perde a sua eficácia, uma tremenda irresponsabilidade por parte da gestão da Secretaria de Saúde, principalmente a segurança dos pacientes. A cada dia que se passa, este departamento se mostra mais frágil em relação à gestão de estoques e logística, causando prejuízos financeiros e falta de confiabilidade na precisão de atendimento à população. No dia 1º de março, foram retirados todos os remédios vencidos nesta unidade, após conhecimento da Secretaria de que este vereador recebeu a denúncia da paciente. Mas e nas demais unidades, até quando vai continuar esse desrespeito à população?”, questiona o vereador.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.