Reunião-CPFL-Câmara1

Salto, 03 de março de 2016

Na manha de terça-feira, dia 1º, o gerente de Negócios da CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz), Rogério Klinke Moura, e o engenheiro líder da concessionária, Daniel Marques Desidério, estiveram estiveram no gabinete da presidência da Câmara de Salto para esclarecer os vereadores sobre algumas demandas relacionadas às trocas de lâmpadas queimadas nos bairros, às quedas de energia e a outros assuntos.

A reunião foi convocada por meio do Requerimento nº 046/2016, do presidente do Legislativo saltense, Willhes Gomes da Silva, que foi votado e aprovado na Sessão Ordinária do dia 23 de fevereiro. Os vereadores Agnaldo Ribeiro Soares “Guina”, Antônio Cordeiro dos Santos, Edemilson Pereira dos Santos, João Leite Ramalho e Vanderlei Elcio Silva “Lobinho” também participaram do encontro com os representantes da CPFL, fizeram seus questionamentos e informaram sobre os locais com lâmpadas queimadas ou intermitentes na cidade.

O gerente de Negócios disse, logo no início da reunião, que não há nenhum tipo de pendência financeira da Prefeitura para com a CPFL. Segundo Rogério, apesar da resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que transfere a gestão da iluminação pública para os municípios, a Prefeitura de Salto, em virtude de uma liminar, ainda não é responsável por isso, ficando as manutenções na cidade a cargo da CPFL.

Reunião-CPFL-Câmara2

O engenheiro líder esclareceu que, anteriormente, a concessionária tinha o prazo de cinco dias para atender as demandas feitas sobre lâmpadas queimadas, mas que agora o sistema é diferente. Estão sendo feitas rondas em cada região da cidade para verificar, em cada bairro, as ruas que necessitam da troca de lâmpadas e, na sequência, efetuar as substituições. Daniel disse que, desde a metade do mês de janeiro até o mês de fevereiro, foram substituídas mais de 500 lâmpadas no município, nas regiões noroeste, do Jardim das Nações, Nair Maria, Salto de São José e São Pedro e São Paulo. A região a ser vistoriada nas próximas semanas é a que compreende os bairros Santa Cruz, Jardim Marília, Santa Marta e Parque Laguna.

Sobre as quedas de energia, os representantes da concessionária disseram que, quando isso ocorre, a prioridade é o restabelecimento da energia primeiramente nos hospitais, no serviço de abastecimento de água e na própria CPFL, além de onde há UTI domiciliar e nos locais do município que têm o maior número de clientes atendidos pela concessionária.

“Apesar de a CPFL dizer que prioriza o restabelecimento da energia no serviço de água e esgoto, nós precisamos que o retorno da energia seja ainda mais rápido. No caso da região noroeste, por exemplo, onde temos a adutora, ao ficar quatro, cinco horas sem energia, quando ela volta, a caixa d’água está vazia, a água começa a chegar suja às residências e o esgoto transborda nas estações elevatórias”, disse Willhes.

Rogério e Daniel explicaram ainda que a média anual de horas que cada unidade consumidora de Salto tem ficado sem luz devido às quedas de energia tem diminuído e ficado dentro do limite definido pela Aneel. Eles salientaram que a população tem à sua disposição o telefone 0800 010 2570 para informar a CPFL sobre falta de energia, lâmpadas queimadas e demais problemas relacionados à concessionária de energia.