Audiência-Pública-Saúde1

Salto, 26 de fevereiro de 2016

Foi realizada na Câmara da Estância Turística de Salto, na noite de quinta-feira, dia 25, uma audiência pública da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salto, que tratou da prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2015. O secretário Daniel Paulino Evangelista deu início à apresentação dos dados relativos aos meses entre setembro e dezembro do ano passado.

O chefe de gabinete da Secretaria, Mauro Takanori Okumura, apresentou os indicadores referentes ao financiamento da saúde em Salto no período analisado, como os recursos federais e estaduais recebidos, além do número de profissionais de saúde na rede municipal, número de atendimentos hospitalares, internações, consultas, exames, cirurgias, atendimentos odontológicos e assistência farmacêutica.

Audiência-Pública-Saúde2

Na sequência, a diretora de saúde, Águeda Vírginia Brizola, deu continuidade à apresentação dos dados, desta vez falando sobre os indicadores epidemiológicos – vacinas e dengue –, bem como o controle de zoonoses, os números da Estratégia Saúde da Família e outras ações e campanhas da Secretaria de Saúde, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Audiência-Pública-Saúde3

Após as apresentações, o secretário Daniel colocou-se à disposição dos vereadores e do público presente para responder às suas perguntas. Entre os questionamentos feitos, o secretário falou sobre a demora na marcação de consultas e de exames, a Farmácia de Alto Custo e a denúncia envolvendo materiais supostamente vencidos na Unidade Básica de Saúde do Jardim Donalísio.

Audiência-Pública-Saúde4

Participaram da audiência pública os vereadores Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Icrenildo Jesus Martins “Lampião”, Luzia de Fátima Izidório Vidal e Roberto Natalino Silveira, além do presidente da Câmara, Willhes Gomes da Silva, que conduziu a audiência.

Entre o público presente na audiência estavam o doutor Renato Cassani, diretor médico do Hospital São Camilo de Salto, a ouvidora do hospital, Cristiane Maiante de Oliveira, e o capelão da instituição, padre Clóvis Wilson Fontenla.