IMG 6040

Salto, 26 de fevereiro de 2016

Na quarta-feira, dia 24, o presidente da Câmara de Salto, Willhes Gomes da Silva, esteve na prefeitura para participar de reunião sobre o andamento das obras da Ponte Estaiada. Além do vereador, estavam presentes o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, o diretor regional da Segunda Divisão Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), engenheiro Alfredo Moreira de Souza Neto, o fiscal da obra pelo DER, engenheiro Cesar Sancinetti Neto, o assessor municipal Luiz Alfredo Scapini e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Luciano Oliveira Santos.

Na reunião, o prefeito de Salto falou sobre a data de inauguração da ponte. Sobre isto, o diretor regional do DER ressaltou que algumas questões precisam ser finalizadas, mas que o prazo de finalização da obra está previsto para final de abril. Outro ponto abordado foi a parte ambiental do projeto, tendo sido destacado que um amplo estudo foi feito sobre a fauna da região. O prefeito também questionou sobre a liberação viária, mas os representantes do DER explicaram que por uma questão técnica e pelo fato da obra ainda estar em andamento esta liberação ainda não será possível.

IMG 6067

Para aproveitar a oportunidade, o presidente da Câmara perguntou aos presentes sobre a duplicação da pista que sai da ponte e se houve a mudança do projeto – sendo que este tema foi abordado pelo vereador Edemilson Pereira dos Santos na Tribuna da última sessão ordinária, realizada no dia 23. Segundo os representantes do DER, a pista vem em duas faixas em cima da “ponte velha” e de acordo com as obras é preciso ter uma distância para ser feito o afunilamento para que os veículos se acomodarem em uma faixa apenas e entrar sem problema de fluxo. Com relação ao projeto, foi esclarecido que existia um estudo e o projeto foi desenvolvido posteriormente, e o atual projeto contempla da forma como está sendo feito, justamente por questão de segurança - tendo espaço necessário para colocar a ciclovia e o passeio público. O diretor regional do DER, enfatizou também que está aberto a qualquer tipo de discussão para explicar o projeto, apontando que está buscando sempre unir a segurança com o bem servir da população.

Ao final da reunião, Willhes sugeriu que os representantes do DER possam comparecer à Câmara para apresentar aos vereadores todas as questões que envolvem a obra, para que tenham a visão total sobre o assunto. Após a reunião, o vereador e demais participantes da reunião fizeram uma visita à Ponte Estaida. Na ocasião, Willhes conversou com o engenheiro responsável, Valdemir de Proença Filho, o qual explicou que foram feitas algumas modificações conforme as necessidades que surgiram ao longo da obra.