Edemilson-Ponte-Estaiada1

Salto, 25 de fevereiro de 2016

O vereador Edemilson Pereira dos Santos enviou um ofício ao prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, na última semana, questionando se o chefe do Executivo e sua equipe técnica têm acompanhado as mudanças no projeto de execução da Ponte Estaiada e todo seu entorno, pelo Consórcio JZ Tardelli, responsável pela obra. O projeto previa a duplicação de 300 metros da rotatória da Rodovia Convenção Republicana (SP-079), trecho que liga Salto a Itu, com o objetivo de desafogar o trânsito na entrada da cidade nos horários de pico. “Outro ponto era a duplicação após a nova ponte sobre o rio Jundiaí. Porém, a realidade é outra”, enfatiza o vereador.

Edemilson-Ponte-Estaiada2

“Estas mudanças foram aprovadas por quais profissionais técnicos? Tiveram o aval e a concordância desta Administração? Não existirá mais duplicação na entrada e saída de Salto? Será duplicado o trecho da ponte do rio Jundiaí, até o bairro Estação? Por que as mudanças no projeto não foram precedidas de consulta? Por que não foi realizada nenhuma audiência pública para dar explicações das mudanças? Por que não houve acordo com a fábrica de papel, para acesso dos caminhões pela estrada Rocha Moutonnée, tendo em vista o grande transtorno e o perigoso cruzamento que se tornará este acesso, assim que concluídas as obras?”, pergunta Edemilson no ofício.

Segundo o representante do Legislativo saltense, cabe ao município defender seus interesses, e não ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) ou ao Governo do Estado. “Em 2012, foi realizado o levantamento topográfico, a geometria viária, entre outros projetos executados, e naquele momento era viável a duplicação. Por que neste momento não é mais? Onde será investido o recurso economizado?”, ressalta o vereador.

Edemilson-Ponte-Estaiada3

Edemilson explica que os veículos que virão da Rodovia da Convenção em pista dupla entrarão em “funil”, na rotatória, depois caminharão pela ponte com faixa dupla e, na sequência, cairão novamente num funil, ou seja, numa via única. “Conforme fotos do projeto original, a situação in loco está diferente. Observe que o projeto da ponte é de via dupla até chegar ao bairro Estação. Portanto, aguardo o posicionamento desta Administração, pois não podemos permitir que a empresa faça o que quer, e a nossa população fique com um problema a ser resolvido em uma próxima gestão. Ao invés de corrigir os problemas no trânsito de entrada e saída da cidade, o que estão fazendo vai causar mais transtornos”, finaliza Edemilson.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.