IMG 3521

Salto, 25 de fevereiro de 2016

Nesta semana, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou ofício ao prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, solicitando providências referentes à invasão de enxurradas nas residências dos moradores das ruas Holanda e Portugal, no Jardim Celani. Segundo o vereador, o problema ocorre devido à falta de galeria para a canalização fluvial, em razão da grande vazão de água das ruas Oceania, Inglaterra e Holanda.

“Todas as residências da rua Portugal, desde a altura do nº 860, são atingidos pelas enxurradas até o final da rua na esquina com a Inglaterra. Em média 15 residências vêm sofrendo com o descaso do poder Executivo. As pluviais descem invadindo quintais e residências, colocando em risco a saúde dos moradores. O problema se arrasta há muito anos, desde o inicio do bairro, sem que apresente uma solução definitiva para o problema”, enfatizou o vereador.

De acordo com o representante do Poder Legislativo, a administração pública é um instrumento colocado a serviço da coletividade, sendo responsabilidade e incumbência do município promover o adequado ordenamento territorial, além de desenvolver política pública urbana, prever a adoção de medidas direcionadas a impedir a exposição dos cidadãos a riscos, desenvolver ações para proteção, preservação, conservação e condições de segurança e mobilidade urbana para os moradores da cidade. Para tanto, o vereador solicitou que seja implantado os sistemas de drenagem nas ruas Oceania e Holanda, tendo em vista que a rua Inglaterra já possui e isso diminuirá os impactos da chuva.

IMG 3510

“Os moradores tem procurado resolver a situação e nenhuma atenção é dada. Pelo contrário, a Prefeitura nada tem feito para amenizar os impactos à população que está inserida nessa situação de “vulnerabilidade”. Os moradores estão procurando seus direitos, para promover a responsabilização da Prefeitura pelos danos causados à ordem urbanística e aos moradores lesados, pois sofrem com alagamentos em função de não existir um sistema de drenagem para escoar a água de grandes volumes de chuva. Portanto, solicito que esta administração faça sua parte e que tenha consciência de sua responsabilização por condutas omissivas em face do seu dever de proteção ambiental, mesmo que indireta, com os danos patrimoniais e extrapatrimoniais sofridos por essas famílias. Pois, quando se lança um loteamento, cabe ao poder público municipal e seus gestores, a atribuição complementar de estabelecer diretrizes sobre o uso e ocupação do solo”, disse Edemilson.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.