chales1

Salto, 17 de fevereiro de 2016

No primeiro semestre de 2015, o vereador Edemilson Santos esteve no CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), protocolando um ofício comunicando o estado precário dos chalés da antiga Brasital, pertencentes hoje ao CEUNSP.

Diante da história e da falta de preservação dos chalés, o vereador solicitou naquela ocasião uma vistoria da equipe técnica do Conselho, para evitar maiores degradações históricas.

chales2

Por conta disso, em agosto houve uma vistoria no local e no início deste ano o vereador Edemilson recebeu ofício assinado pela equipe técnica do CONDEPHAAT, comunicando que o fato ocorreu em atendimento ao Ofício nº 103/2015, expedido pelo citado vereador. Nesta vistoria ficou acordada junto aos representantes do CEUNSP, a solicitação de envio ao CONDEPHAAT do Plano de Trabalho de Conservação e restauro dos chalés localizados na Praça Antônio Vieira Tavares, incluindo: - intenção do CEUNSP em manter a integridade dos bens tombados; ação emergencial de escoramentos e coberturas provisórias com lona, onde necessário; designação de responsável para elaboração de projetos, com futuro envio destes para apreciação pelo CONDEPHAAT; sequência prevista para a intervenção de conservação e restauro dos chalés. Foi dado o prazo de 90 dias, a contar do recebimento do Ofício datado de 2 de dezembro, sob o risco de aplicação das sanções previstas na legislação.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.