Edemilson-equipamentos-vencidos01

Salto, 15 de fevereiro de 2016

Nesta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, o vereador Edemilson Pereira dos Santos oficiou o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, solicitando providências para a implantação de sistemas eficazes, nos postos de saúde de nossa cidade, para que medicamentos e equipamentos vencidos não sejam utilizados pelos profissionais de saúde para o atendimento a pacientes.

“O direito à saúde é um reconhecimento constitucional e fundamental do cidadão e que cabe ao cabe ao Município, ao Estado e à União suprir. Na semana passada, recebi denúncias sobre equipamentos com prazos de validade vencidos há mais de dois anos, sendo utilizados na Unidade Básica de Saúde do Jardim Donalísio. Estive no local, na última quinta-feira, inclusive para verificar por que a farmácia estava fechada, tendo em vista o grande número de reclamações de moradores desta região, que precisam se deslocar para outra unidade de saúde, por falta de planejamento da Secretaria de Saúde, sendo necessário o remanejamento de funcionários para que a farmácia não continue fechada”, explica o vereador.

Edemilson-equipamentos-vencidos02

Edemilson diz, no ofício, que é inadmissível a perda de produtos e, principalmente, a falta de segurança dos pacientes, e que a fragilidade em relação à gestão de estoques e logística significa grandes prejuízos financeiros e falta de confiabilidade na precisão dos exames dos pacientes. “Será que é muito difícil implantar um sistema de controle de estoques, com relatórios diários dos medicamentos e equipamentos? O inventário de estoques constitui-se em uma ferramenta de importância fundamental para o aperfeiçoamento dos controles e para evitar o desperdício de dinheiro público, sendo assim necessária a priorização de soluções administrativas”, destaca o representante do Legislativo saltense.

Edemilson-equipamentos-vencidos03

O documento enviado ao chefe do Executivo diz que, conforme mostram as fotos e vídeos, o kit de equipamento “Escova Cervical Descartável Estéril”, utilizado para fazer o exame de Papanicolau, está vencido desde 2014. Estes equipamentos estavam sendo utilizados conforme imagens feitas no estoque e na Sala de Ginecologia. “Quantas mulheres realizaram exames e a equipe técnica utilizou equipamentos vencidos? Isso afeta diretamente a população que necessita dos serviços de saúde. Em vez de buscar garantir a qualidade dos exames, que custa alto aos cofres públicos, simplesmente é utilizado o produto vencido na base do achismo. É necessária a intervenção no modelo atual existente na coleta de exames laboratoriais, obedecendo à orientação do Ministério da Saúde”, ressalta Edemilson.

Edemilson-equipamentos-vencidos04

O vereador também relata, no ofício, que o exame de Papanicolau é o mais eficaz para prevenir o câncer de colo uterino, um dos mais importantes exames para a prevenção da saúde da mulher, e que está nítida e evidenciada uma conduta prejudicial e possível falha na prestação dos serviços. “O que chama atenção é a quantidade de produtos sendo descartados por falta de compromisso com a função pública. Cadê o secretário de Saúde? Cadê a Vigilância Sanitária, que tem a obrigação de controlar os riscos à saúde, fiscalizar os serviços de saúde, entre eles medicamentos, produtos e equipamentos médicos dentro da própria rede pública? Outro ponto que necessita de fiscalização desta Administração é o cumprimento de horários dos servidores, pois há denúncias de possível favorecimento de ausências de servidor no posto de trabalho, sendo acobertadas pelo superior”, finaliza Edemilson, pedindo mais empenho de acompanhamentos em todas as unidades de saúde do município.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.