viacao-bonavita

Salto, 14 de janeiro de 2016

O vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou ofício, nesta semana, à diretora geral da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), Karla Bertocco Trindade, solicitando que seja feita a fiscalização da empresa Concessionária do Transporte Intermunicipal, Viação Bonavita, pelas constantes paralisações nas linhas Salto-Itu, Salto-Indaiatuba, Salto-Sorocaba, entre outras.

“No último sábado, dia 09, apenas uma pequena porcentagem de ônibus fez suas linhas, prejudicando os usuários que dependem desta prestação de serviço para se deslocarem até o trabalho, entre outros fins. Faz cerca de sete meses que os motoristas estão paralisando ou fazendo greve, prejudicando centenas de pessoas diariamente e esta situação tornou-se alvo de constantes reclamações dos usuários sobre a má qualidade do serviço”, enfatizou o vereador.

Segundo o representante do Poder Legislativo Saltense, estas paralisações são repentinas e geralmente acontecem sem que os passageiros sejam informados com antecedência.

“Conforme informações, os funcionários reclamam da empresa VB transportes, referente a atraso salarial, ao vale e ticket. Os funcionários param praticamente duas vezes no mês pelo motivo da falta de pagamento de seus subsídios. Nesta terça-feira, dia 12, os ônibus rodaram parcialmente, provocando atrasos e prejudicando muitos trabalhadores que dependem deste serviço. As linhas Campinas-Indaiatuba e todas da região de Campinas ficaram paradas no último sábado, dia 09, nem parcial rodaram”, destacou Edemilson.

Ainda no documento, o vereador disse que a postura da empresa concessionária do sistema é de permitir que os funcionários recorram à paralisação sempre que o pagamento atrasar. “Mas o direito de greve deve ser usado com responsabilidade, para ampliar os direitos trabalhistas e não para cobrar a conta de cada mês. Portanto, são necessárias medidas administrativas cabíveis em função de o serviço do transporte coletivo estar sendo prejudicado constantemente”, ressaltou.

*Com foto e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.