IMG 1628

Salto, 29 de dezembro de 2015

Nesta segunda-feira, dia 28, o vereador Edemilson Pereira dos Santos enviou ofício ao superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Salto, Paulo Takeyama, solicitando a construção de uma nova Estação Elevatória de esgoto no bairro Santa Efigênia.

“Desde 2013 estou solicitando uma atenção para este local, porém, sem retorno algum. Há décadas que temos problemas neste local e não recebe as devidas atenções desta Autarquia. Esta Estação, que devia funcionar com duas bombas, funciona com apenas uma. Como pode uma única bomba para garantir a operação do sistema? É necessário modernizar o sistema, é preciso construir uma nova estação. Semanalmente a bomba para de funcionar e o esgoto produzido desta região é despejado no rio Tietê, sem nenhum tipo de tratamento”, esclareceu o vereador.

Conforme ressaltou o vereador, a estação elevatória foi construída há muitos anos, e está defasada, pelo volume de material que ela precisa bombear até o ponto de verificação no Santa Cruz, para chegar por gravidade até a Estação da Sanesalto. “Por isso, solicito que de imediato seja instalado uma grade na tubulação de entrada para que essa atue como um filtro, não permitindo a chegada de certos detritos na tubulação da bomba, além de um monitoramento diário deste local”.

IMG 1618

No sábado, dia 26, o vereador Edemilson esteve no local acompanhado pelo desembargador Octavio de Barros, morador do Condomínio Monte Belo, que é um dos condomínios prejudicados. De acordo com o vereador, os moradores da rua João Leme do Prado também não suportam mais o descaso da falta de manutenção do local. “Aguardamos uma solução. O mau cheiro é constante, principalmente nas horas de temperatura mais baixa do dia, quando o ar fica mais frio e os gases causadores do odor se concentram”, disse Edemilson.