Situação-da-polícia-Civil-local-é-exposta-pelos-vereadores

Salto, 25 de setembro de 2015

No início de agosto, os vereadores Edemilson Santos e Eliano Apolinário de Paula, se reuniram com o deputado estadual Luiz Fernando Machado, quando na ocasião apresentaram um relatório completo sobre a situação funcional da Polícia Civil local. As cobranças de melhorias foram reforçadas na última quarta-feira (23) junto ao assessor do deputado, durante audiência com o vice-governador Márcio França.

Além da Polícia Civil, os vereadores pediram a atenção do Governo do Estado para o Fórum e Cartórios, por conta do enxugamento que o Município passa com gastos de diversos setores, incluindo o retorno de servidores municipais emprestados ao Estado.

Os representantes do Legislativo levaram um relatório contendo todas as informações relacionadas ao quadro funcional da Polícia Civil, que vem sendo bastante afetado com pouco efetivo.

“Os Delegados e Juízes de nossa cidade demonstraram que sem esses servidores muitos serviços ficariam comprometidos. Citamos como exemplo e reforçamos a solicitação com urgência para o aumento do efetivo da Polícia Civil, que contam com 17 servidores municipais atualmente. Faltam delegados, investigadores, escrivães, agentes, entre outros. Os delegados que atuam na cidade estão sobrecarregados.A realidade de Salto é alarmante e muito longe do exigido para desenvolver ações contra a criminalidade”, enfatizaram.

Edemilson e Eliano ainda tiveram a oportunidade de pedir aumento do efetivo da Polícia Militar.  “É preciso reforçar os quadros de efetivos, sobretudo no trabalho preventivo a roubo de veículos e outros delitos”, finalizam.

Segue parte do conteúdo entregue às autoridades estaduais contendo o quadro de funcionários da Polícia Civil de nosso município. Lembrando que do quadro abaixo, os guardas civis municipais emprestados não fazem mais parte da Polícia Civil.

COMPOSIÇÃO ATUAL DA POLICIA CIVIL:

A realidade da Delegacia do Município de Salto, que após a aglutinação, estão inseridos o Primeiro e o Segundo Distrito, assim como o Plantão Policial. A delegacia do município (central, 1º e 2º DP) conta com três delegados, cinco escrivães, oito investigadores, três carcereiros, um agente policial, um auxiliar papiloscopista, dois agentes de telecomunicações, e ainda 15 funcionários cedidos pela Prefeitura.

Na delegacia de defesa da mulher, a delegada da Mulher, Dra. Maria José Duarte (Mazé) foi transferida da DDM no final do mês de agosto, para a cidade de Sorocaba. O posto da DDM está sendo exercido, por meio de revezamento, pelo delegado titular Dr. João Luiz Machado e outros dois delegados, sendo Drs. Paulo e Henrique.  Em relação aos funcionários, os números são os seguintes: uma carcereira, uma escrivã e dois funcionários também cedidos pela Prefeitura.

Portanto, conforme levantamento da própria Secretaria de Segurança Publica do Estado, o nº adequado de funcionários para prestação dos serviços seriam os abaixo indicados:

DELEGACIA DE POLÍCIA DO MUNICÍPIO DE SALTO - 1ª CLASSE

- 01 Delegado de Polícia de 1ª Classe;