fatec 24-09-2015 site

Salto, 24 de setembro de 2015

Na tarde de quarta-feira, dia 23 de setembro, os Vereadores Edemilson Pereira dos Santos e Eliano Apolinário de Paula, se reuniram com o Vice Governador e Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, do Estado de São Paulo, Márcio França, no Palácio dos Bandeirantes, quando na ocasião levaram algumas demandas.

A principal delas se tratou da intermediação da vinda de uma unidade de Escola Técnica (ETEC) e uma Faculdade de Tecnologia (FATEC), na cidade de Salto, atendendo ao pedido feito aos Vereadores por muitos munícipes. A audiência ocorreu por intermédio do deputado estadual Luiz Fernando, que na ocasião esteve representado pelo assessor Thiago Maia.

Mário França foi bastante atencioso ao pedido e informou aos Representantes do Poder Legislativo Saltense que é preciso o Poder Executivo apresentar um projeto contendo a área que possa ser instalada a unidade, bem como demonstre interesse de a cidade ser contemplada com esse benefício. Acrescentou que uma das prioridades da próxima é investir em FATEC’s (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e a atuação do governo paulista em manter os investimentos mesmo em tempo recessão.

Ainda foram apresentadas ao Vice Governador as imagens do antigo prédio da Abadia, aumentando ainda mais o interesse do Governo do Estado, pois não precisaria disponibilizar de recursos para a construção e apenas com adaptações e reformas.

“Este é um anseio de todos os moradores de Salto e com a instalação dessas escolas, dará aos nossos jovens a oportunidade de lutarem pelo desenvolvimento profissional, pois o objetivo é promover a qualificação profissional dos alunos não só de Salto, mas também da região, resultando em melhor geração de emprego, renda e, consequentemente, qualidade de vida, fornecendo ao mercado de trabalho, mão de obra qualificada para atender o comércio, a indústria e o agronegócio, além das novas demanda do mercado”, destacam os Vereadores.

A Escola Técnica Estadual (ETA) proporcionaria aos estudantes, além de uma educação digna, e a possibilidade de aprender uma profissão. Já uma FATEC, com formação superior tecnológica, contribuirá para o desenvolvimento e formação de jovens que possuem acesso limitado ao ensino superior e que se beneficiarão com sua gratuidade.

Segundo os Vereadores, será realizado um diálogo junto ao Executivo para se verificar a situação do convênio com o Instituto Federal, tendo em vista a possibilidade de o governo estadual assumir o prédio. “Para isso ocorrer, dependeria do Executivo fazer um novo Projeto de Lei concedendo o espaço ao governo estadual e ser aprovado pela Câmara Municipal”, acrescentam.